scorecardresearch ghost pixel



Banco Central já começou a emitir “nova moeda”; veja qual é

Objetivo do novo formato do real é facilitar as transações financeiras e reduzir a circulação de dinheiro em espécie.



Com o passar dos anos, será cada vez menos comum as pessoas utilizarem dinheiro em espécie para transações do dia a dia. Com os cartões de crédito e débito em alta, além do surgimento do PIX, já são inúmeras as opções de pagamento.

Leia mais: É oficial: Nubank libera LIMITE ADICIONAL para pagamentos no cartão

Mas não para por aí! Buscando contribuir ainda mais com esse processo de digitalização, o Banco Central (BC) começou a emitir o real digital – moeda digital que tem como proposta facilitar as transações financeiras e reduzir a circulação de dinheiro vivo. No entanto, é preciso ter calma, pois tudo acontece de forma experimental ainda.

Empresa do PIX

Para essa tarefa, a autoridade monetária criou o Laboratório de Inovações Financeiras Tecnológicas (LIFT), que foi um dos responsáveis pela implementação do PIX no mês de novembro de 2020.

Buscando agilizar o processo de liberação do novo modelo de dinheiro, o BC disponibilizou o formulário de diretrizes necessário para o início da etapa de desenvolvimento do real digital. O documento foi encaminhado a 47 instituições bancárias, das quais 9 aceitaram os termos.

Real digital é criptomoeda?

Apesar de ser constantemente comparado com criptomoeda, o real digital possui funcionalidades distintas. Enquanto as criptomoedas possuem ativos e precisam de mineração para sua coleta, o real digital funciona de forma parecida com as stablecoins, que são ativos rastreáveis que operam como dinheiro em espécie.

“Quando as transações financeiras migram de um ambiente bancário regulado para o blockchain, a primeira preocupação é a segurança. Como evitar fraudes e lavagem de dinheiro, por exemplo”, explicou Euricion Soares Pinho, diretor de inovações da Associação Brasileira de Bancos Comerciais (ABBC).

Lista de de instituições que já se credenciaram no Banco Central para o real digital

Confira lista de bancos que aceitaram os termos propostos pelo BC:

  • Febraban
  • Aave (AAVE)
  • Santander Brasil (SANB11)
  • Giesecke + Devrient
  • Itaú Unibanco (ITUB4)
  • Mercado Bitcoin
  • Tecban
  • Vert
  • Visa do Brasil (VISA34)

Vale destacar que, com essa nova disponibilização em andamento no mercado financeiro, o Brasil segue na frente de países da Europa e também dos Estados Unidos, que ainda está na fase inicial do dólar digital.

Foto: rafapress/Shutterstock




Voltar ao topo

Deixe um comentário