scorecardresearch ghost pixel



Bossware: você pode estar sendo vigiado enquanto trabalha

Muitas pessoas ainda não conhecem o termo, mas é possível que sua empresa esteja de olho no seu trabalho mesmo na modalidade de home office. Entenda melhor o assunto agora.



Você já ouviu falar em “bossware”? O termo ficou famoso recentemente, de forma mais específica, foi depois da pandemia que o termo foi cunhado. Isso porque ele se refere à prática de espionar os funcionários que desempenham trabalho remoto.

Veja também: Configurações para desativar ainda hoje para ter mais privacidade na internet

Com a ascensão do trabalho home office, muitas empresas ficaram na dúvida se os seus colaboradores estavam mesmo trabalhando ou não. Por esse motivo, algumas companhias decidiram encontrar maneiras indiscretas de vigiar o serviço de seus funcionários.

Esse foi o caso da Amazon, empresa cujos funcionários tentaram formar um sindicato em março deste ano. Eles descobriram que estavam sendo monitorados pelos scanners portáteis de rastreio de pacotes. A prática ganhou um nome e até pode virar tendência. É possível que o bossware já tenha chegado e você nem desconfie que está sendo vigiado o tempo todo.

O que é um bossware, afinal de contas? Entenda melhor

De uma maneira prática, a tradução de bossware seria equivalente a “software do chefe”. Em resumo seria um programa digital que teria por fim manter a chefia informada sobre a atividade dos funcionários de uma empresa.

Não foi apenas na Amazon que um caso do tipo foi registrado. Segundo o jornal britânico The Guardian, em abril uma empresa norte-americana também fiscalizava o trabalho remoto de um funcionário com mais de 10 anos de casa. Ele entendeu que estava sendo monitorado por um bossware depois de participar de uma reunião e ter seus dados inseridos no banco de registro da empresa.

Inclusive, uma pesquisa recente com mais de 1.250 empresas, realizada pela digital.com constatou que 60% delas utilizavam algum tipo de bossware para fiscalizar os funcionários. 88% das empresas que usavam a tática decidiu demitir funcionário com base nos dados fornecidos dessa maneira.

Inclusive, basta uma pesquisa rápida na internet para encontrar vários bossware disponíveis para serem instalados e utilizados por quem quer que seja. E você, o que pensa sobre isso? Será que há alguém te espionando enquanto trabalha em casa? O assunto é polêmico e ainda carece de amparo legal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário