A nomenclatura técnica de equipamentos eletrônicos deve ser revisada cuidadosamente antes de comprar algo do tipo. Necessitas ver se o modelo é suportável ou não. É recorrente com qualquer modelo que demanda especificações técnicas para o seu funcionamento, assim como computadores.
Veja também: Carregador único para celular no Brasil? Entenda a proposta
A variação de diferentes tipos de cabos, com utilidades diversas acabam sendo confusos Mesmo da popularidade de alguns, como o conhecido USB conhecido pelo seu potencial de carregamento e transmissão.
Cabo USB será padronizado para dispositivos eletrônicos
Tratando-se tecnologias focadas no maior carregamento desses equipamentos, como celulares, relógios inteligentes, ou controles de videogame, visando uma maior facilidade para o consumidor padrão, a nomenclatura será padronizada como USB-C.
O formato dos carregadores de outras empresas, como a Apple, terá de ser mudado. Os produtos da marca são adaptáveis para serem compatíveis com esse cabo, em todo o mundo.
Decisão vem direto do Parlamento Europeu
Acontece que, no velho continente, mais especificamente no último dia 04/10 (terça-feira), o Parlamento Europeu determinou a entrada USB-C como padrão para todos os dispositivos eletrônicos. As regras vão ser aplicadas nos 27 países envolvidos e formadores da União Europeia até o momento. A sua aplicação deve ser até o final de 2024.
Grande parte das mudanças focadas no consumidor acontecem na Europa e afetam empresas do mundo todo, de forma direta ou indireta, em especial as gigantes do mercado norte-americano.
Um exemplo disso é a GDPR, legislação sobre proteção de dados europeia que inspirou outras em diversos países, inclusive a nossa LGPD, em vigor desde 2020.
Anatel tem conhecimento da situação
Já no Brasil, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está se planejando para ter o USB-C como entrada dos carregadores de celular como padrão e fará com que os celulares vendidos em território nacional tenham essa entrada incluída.