Infelizmente nem todos os vegetais conseguem se manter novos durante longos períodos, deixando de oferecer sabor e suculência. Esse problema costuma acontecer com o limão, ingrediente coringa presente em várias culinárias ao redor do mundo.
Um dos principais motivos para que haja perda de alimentos naturais é a falta de armazenamento correto, portanto, basta seguir boas práticas de manuseio para evitar o desperdício.
Veja também: Geladeira com cheiro forte? Use arroz e acabe com o odor de uma vez
Compre de forma consciente
Desperdiçar qualquer item da cozinha não é nada sustentável e ainda mostra que você está gastando dinheiro desnecessariamente. Então passe a fazer listas de compras semanais, identificando as mercadorias que faltam e são realmente necessárias. Dessa forma, nada fica perdido no fundo da geladeira ou embolorado em cima da mesa, parando no lixo.
Como manter o limão fresquinho
Congelar em rodelas
Se você prepara sucos, sobremesas e outras receitas que exigem pedaços de limão, aproveite para deixá-los porcionados no congelador. Além de eficiente, isso garante que grandes quantidades não irão estragar na fruteira. É possível fazer o mesmo processo cortando ao meio, mas aí será necessário descongelar antes de adicioná-lo a algum preparo específico.
Armazenar em saquinhos plásticos
Saquinhos plásticos ajudam a preservar as propriedades do limão, retardando o amadurecimento. Prefira aqueles que são próprios para uso alimentar, vendidos por metro nos supermercados, perto do papel filme. Existem papéis de seda reutilizáveis que são opções ecologicamente corretas, dedicadas a quem se preocupa com o meio ambiente.
Colocar em recipientes com boa vedação
Recipientes de vidro ou plástico, desde que sejam seguros, ou seja, evite ao máximo a passagem de ar, são excelentes. Coloque os limões inteiros em um pote e feche bem, priorizando o uso daqueles que estão há mais tempo e com aspecto maduro. Conferindo praticidade para quem tem uma rotina corrida, preserva bem os ingredientes naturais.