Em apenas três palavras, um dos grandes empresários do mundo conseguiu resumir o motivo de algumas marcas, resultando no sucesso financeiro. Steve Jobs conseguiu transformar a Apple na maior referência de design ligado à eletroeletrônicos. Antes a organização fabricava apenas computadores, mas reunindo diversas tecnologias, foram capazes de criar o smartphone.
Veja também: Bill Gates, Elon Musk e Steve Jobs: o que eles têm em comum que explica o sucesso em suas carreiras?
Um caminho repleto de desafios
Desde a década de 80, o empreendedor mostrava suas habilidades de maneira única e gostava de ser objetivo na hora de aconselhar seus amigos. Fazendo parte da era dos empresários descolados, que estavam menos preocupados com formalidade e mais dispostos a propor soluções, tornou-se um fenômeno. De forma simples, sempre afirmou que a opinião alheia só importa se envolve alguma melhoria, do contrário, deve ser descartada.
O erro faz parte do processo
Em 1984 Steve Jobs concedeu uma entrevista registrada pela Inc, na qual detalhou parte das suas considerações sobre os fatores do empreendedorismo. Nas suas palavras “as coisas ficam mais refinadas na medida em que você comete erros”, mencionou ao se referir às invenções conquistadas. Portanto, o medo de errar e ocultar equívocos seriam os dois empecilhos na gestão das empresas de diferentes segmentos.
Um recado em três palavras
O conselho que Steve Jobs deixa para os gestores é: “cometa muitos erros”. Isso significa que as falhas de um processo representam uma maneira de garantir a evolução de forma honesta. Encare os desafios interpretando a realidade, a partir de dados e registrando cada passo, incluindo as fases que deram errado. A paciência precisa ser considerada em qualquer proposta desafiadora, usando o mínimo de recursos para obter o máximo de resultados.
As falhas que são atentamente revisadas promovem melhorias contínuas, levando a invenções que mudam a vida de todos. O iPhone levou anos para ser desenvolvido e até hoje suas versões mais atuais continuam dependendo de vários erros até o lançamento do melhor modelo possível.