scorecardresearch ghost pixel



Como começar a empreender? Confira o passo a passo para abrir uma empresa

Muitos têm uma boa ideia para empreender, mas não sabem por onde começar. Veja quais são os documentos necessários, quanto custa e os erros que você não pode cometer ao abrir sua empresa.



Muitos brasileiros sonham em deixar de trabalhar para outras pessoas e abrir o próprio negócio, para poder trabalhar com o que realmente gostam e da forma que desejam, com jornadas mais flexíveis e, obviamente, com o objetivo de obter um maior retorno financeiro.

Apesar do desejo de empreender, muitos nem sequer sabem por onde começar seu negócio, principalmente porque todo o processo de abrir uma empresa pode ser muito burocrático, e acabam adiando esse sonho.

Para auxiliar nesta etapa e tirar o seu projeto do papel, confira o que você deve saber antes de começar a empreender e como abrir uma empresa.

Como começar a empreender?

Se você tem uma boa ideia e um plano para colocá-la em prática, já está no caminho certo para empreender. Mesmo assim, é importante fazer algumas considerações antes de abrir seu negócio, afinal, sem um planejamento adequado, cerca de 60% das empresas acabam fechando suas portas em menos de cinco anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para garantir que sua empresa tenha uma vida longa e não entre nessa estatística, pense em todas as variáveis que podem afetar seu negócio. Seus ganhos financeiros serão suficientes para atender a suas necessidades? Como está o mercado? E a concorrência? Quais serão os diferenciais do seu empreendimento? Seus recursos são suficientes? Quais são os seus objetivos?

Depois de analisar todas essas questões, é hora de começar o planejamento e traçar estratégias para começar sua empresa. Se você dispõe de um capital inicial, esse início será mais fácil e seguro. O dinheiro pode ser investido na aquisição de materiais, matérias-primas, ferramentas ou equipamentos necessários para o exercício da atividade.

Por outro lado, caso você não possua esses recursos, é necessário pensar em alternativas. Atualmente, existem diversas opções de empréstimos com taxas de juros mais baixas e condições facilitadas no mercado, ideais para quem está começando a empreender.

Como abrir uma empresa?

Feito o planejamento, é necessário formalizar a empresa para finalmente poder começar a vender seus produtos ou prestar serviços. Além de inscrição na Previdência Social e registro como CNPJ, são exigidas diversas licenças, inscrições, registros e alvarás para autorizar o funcionamento do seu negócio.

Vale destacar que os documentos necessários podem variar de acordo com o ramo da atividade ou o tipo de empresa escolhido. Confira a seguir o passo a passo para abrir uma empresa:

  1. Contratação de um contador: este profissional poderá te orientar em relação à abertura da sua empresa, além de auxiliar na organização dos negócios e na gestão das finanças, mantendo todas as obrigações em dia, conforme previsto pela legislação;
  2. Elaboração do contrato social: este documento contém informações como o nome e razão social da empresa, participações de capital dos sócios, atividades da empresa, entre outras, e deve ser assinado por um advogado e registrado em cartório;
  3. Registro na junta comercial: nesta etapa, a empresa passa a existir oficialmente, mas ainda não possui autorização para funcionar. O registro deve ser obtido na Junta Comercial ou Cartório de Pessoas Jurídicas de seu estado;
  4. Alvarás de localização e funcionamento: é o documento que comprova que sua empresa atende a todos os requisitos necessários para o exercício da atividade, e deve ser retirado na prefeitura do município;
  5. Inscrição estadual: obrigatória para empresas de prestação de serviços de comunicação e energia, transporte intermunicipal e interestadual, bem como comércios e indústrias, é por meio dela que o empreendedor recebe sua inscrição no ICMS;
  6. Autorização de órgãos de regulação estaduais e municipais: as empresas precisam de licenças e inscrições desses órgãos para conseguir o alvará de funcionamento. Em geral, são exigidas licença ambiental, licença sanitária e vistoria de cumprimento das normas de segurança. Em alguns casos, também é exigida a autorização de órgãos federais.

Quanto custa abrir uma empresa?

A resposta é: depende! É possível começar a empreender praticamente do zero em determinados tipos de negócio, enquanto outros demandam um capital inicial significativo para investimentos em insumos, estoques e pessoal, entre outros.

Já em relação às questões tributárias, a opção mais vantajosa é se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI). Isso porque além da isenção de diversos impostos, todos os tributos são recolhidos por meio de uma única guia, com valor médio de R$ 55 mensais. Nesta opção, o empreendedor passa a ter direito a diversos benefícios trabalhistas, entre eles aposentadoria e licença-maternidade.

Erros comuns na hora de abrir seu negócio

Começar a empreender envolve muitos erros e acertos, mas algumas dessas falhas podem acabar impedindo o sucesso da sua empresa. Confira quais são os principais erros que você deve evitar ao abrir seu negócio:

  • Falta de planejamento;
  • Não analisar adequadamente o mercado da sua atividade;
  • Empréstimos com taxas de juros elevadas;
  • Omitir informações para a Receita ou não agir de acordo com a lei;
  • Não separar as finanças pessoais das contas da empresa;
  • Não controlar o capital de giro e o fluxo de caixa;
  • Desistir nos momentos de dificuldade.

Antes de abrir sua empresa, tenha em mente que empreender não é uma tarefa fácil. Muitos desafios irão surgir durante sua trajetória, mas com planejamento e organização, você poderá colher bons frutos no seu negócio.

Leia também: Guia do empreendedorismo: Quais são as vantagens de ser MEI?




Voltar ao topo

Deixe um comentário