scorecardresearch ghost pixel



Como saber se tenho diabetes? Veja alguns sintomas clássicos

Consulte um médico com frequência, pois os sintomas do diabetes são variados e apenas um exame específico pode diagnosticar a doença com precisão.



Como está sua saúde? Saiba que uma doença grave tem se tornado cada vez mais frequente e aparece de forma silenciosa. O diabetes afeta mais de 23,2 milhões de brasileiros adultos atualmente e pode ser evidenciado através de alguns sinais do corpo. Confira alguns sintomas que podem aparecer em seu corpo.

Veja também: Quais são os maus hábitos que aumentam as chances da diabetes tipo 2?

Perda de peso sem explicação

Embora o diabetes tipo 2 acomete pessoas obesas ou acima do peso com certa frequência, estar com uns “quilinhos” a mais não precisa ser um sintoma. Aliás, algumas pessoas podem descobrir a doença justamente por conta da perda de peso sem motivo aparente.

Se você sente fome o tempo todo, come bastante, mas continua perdendo peso, preste atenção. Procure um médico para realizar exames, pois isso é um sinal clássico de diabetes. Neste caso, pode ser o tipo 1 da doença, inclusive. Você precisa iniciar o tratamento adequado o quanto antes, caso isso seja necessário.

Sintomas de diabetes: alterações na urina

Um dos efeitos colaterais mais preocupantes que o diabetes proporciona se concentra nas alterações renais. Principalmente quando há hipertensão arterial, pode ocorrer uma sobrecarga dos rins e até a insuficiência desses órgãos, o que origina a necessidade de realizar diálises ou hemodiálises.

Se você tem notado a urina mais escura do que o normal, se ela faz espuma de mais e apresenta sangue, vá a um médico com urgências. Todos esses sinais com frequência podem ser sinais de que você está com a doença e precisa de tratamento rápido.

Glicose alterada é sinal de diabetes

Por fim, o principal e mais clássico sintoma do diabetes se configura pela alteração dos níveis de glicose no sangue. Ou seja, o diabético possui níveis altos de açúcar na corrente sanguínea.

O comum, de acordo com vários órgãos de saúde, é encontrar entre 80 a 130 mg/dL antes de comer e 180 mg/dL até duas horas depois de comer no sangue. Qualquer medição alterada precisa de uma avaliação médica adequada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário