scorecardresearch ghost pixel



Mosquito da dengue: 7 dicas infalíveis para mantê-lo longe da sua casa

Entenda como evitar a presença e proliferação de mosquito da dengue na sua casa. Veja sete dicas aqui e os principais sintomas da doença.



Com o aumento alarmante de casos de dengue registrados em 2024 no Brasil, chegando a cerca de 715 mil casos e 135 óbitos confirmados, o Ministério da Saúde está intensificando os esforços para combater o mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Veja também: O azeite que você consome é realmente bom para saúde? Veja como descobrir

Então, para ajudar na prevenção, especialistas como Eliana Martins, jardineira cadastrada pelo GetNinjas, elaboraram uma lista de 10 dicas essenciais para manter o mosquito longe do seu lar. Confira a seguir 7 delas.

1. Elimine focos de água parada para evitar o mosquito da dengue

Calhas, caixas d’água, piscinas e outros recipientes devem ser limpos regularmente para evitar acúmulos de água, enquanto recipientes que não podem ser eliminados devem ser cobertos adequadamente. Utilizar areia nos pratinhos das plantas também é recomendado para evitar a proliferação do mosquito.

2. Opte por vasos com pratos embutidos

Vasos com pratos embutidos ou em áreas com escoamento são ideais para evitar o acúmulo de água. Evite o uso de pratos separados para não arriscar encharcar as plantas.

3. Sem brecha para o mosquito da dengue: mantenha os ralos fechados

Os ralos também são potenciais criadouros do Aedes aegypti. Portanto, mantenha-os fechados ou telados para evitar a proliferação do mosquito.

4. Evite acumular entulho

Restos de materiais de construção são focos para a reprodução do mosquito. Faça uma limpeza geral e descarte corretamente o que não for usar.

5. Use água sanitária no combate ao mosquito da dengue

A água sanitária é uma aliada poderosa no combate ao Aedes aegypti. Dilua uma colher de café em cada litro de água e aplique nos locais propensos ao acúmulo de água.

6. Coloque areia nos vasos de plantas

Procure utilizar areia fina nos pratinhos das plantas para evitar o acúmulo de água e regue as plantas pelo menos duas vezes por semana.

7. Regue as plantas na base para evitar um criadouro de mosquito da dengue

Regue as plantas diretamente na terra para evitar o acúmulo de água nas folhas, que pode se tornar um criadouro para o mosquito.

Prevenção contra o mosquito da dengue

Seguindo essas dicas simples, é possível contribuir significativamente na prevenção da dengue e proteger sua família e comunidade contra essa doença. Lembre-se sempre de estar atento aos sinais de infestação e agir rapidamente para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor.

Principais sintomas da dengue

Os sintomas da dengue podem variar conforme a gravidade da doença, mas geralmente incluem:

  • Febre alta (acima de 38 graus);
  • Dor de cabeça ou nos olhos;
  • Dor muscular, nas articulações e nos ossos;
  • Mal-estar e falta de apetite;
  • Náuseas, vômitos e tonturas;
  • Manchas vermelhas na pele.

Entretanto, em alguns casos, a dengue pode evoluir para uma forma mais grave, chamada de dengue hemorrágica, que pode causar:

  • Dor abdominal forte e contínua;
  • Vômitos persistentes;
  • Sangramento pelo nariz, boca ou gengivas;
  • Pontos vermelhos na pele;
  • Sonolência, confusão mental ou irritabilidade;
  • Sede excessiva e desidratação;
  • Frequência cardíaca elevada e pressão baixa;
  • Dificuldade respiratória ou coma.

Desse modo, se você suspeita que está com dengue, procure um serviço de saúde para fazer o diagnóstico correto e receber as orientações adequadas para o tratamento e alívio dos sintomas. Portanto, evite tomar medicamentos sem prescrição médica, pois alguns podem piorar o quadro de dengue.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário