scorecardresearch ghost pixel



Conheça 5 novidades do Auxílio Brasil em outubro

Programa social tem calendário alterado, nova opção de crédito e muito mais. Veja o que muda a partir deste mês.



Os beneficiários do Auxílio Brasil têm sido um dos principais focos da campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Para aumentar sua popularidade entre o público, o atual chefe do Executivo anunciou uma série de mudanças que terão impacto a partir de outubro.

Leia mais: Prazo para atualizar o CadÚnico e garantir benefícios termina neste mês

A seguir, veja todas as novidades que chegam ao programa social neste mês.

Calendário antecipado

O Ministério da Cidadania confirmou a antecipação do próximo calendário de pagamento em uma semana. O primeiro repasse ocorrerá no dia 11 de outubro, para os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 1. Veja as novas datas:

  • NIS final 1 – 11 de outubro;
  • NIS final 2 – 13 de outubro;
  • NIS final 3 – 14 de outubro;
  • NIS final 4 – 17 de outubro;
  • NIS final 5 – 18 de outubro;
  • NIS final 6 – 19 de outubro;
  • NIS final 7 – 20 de outubro;
  • NIS final 8 – 21 de outubro;
  • NIS final 9 – 24 de outubro;
  • NIS final 0 – 25 de outubro.

Aumento no público

Segundo dados oficiais, cerca de 20,65 milhões de famílias receberam o Auxílio Brasil em setembro, aumento de cerca de 450 mil em relação a agosto. Já em outubro, o público total deve chegar a 21,13 milhões de cidadãos.

Empréstimo consignado

A presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, anunciou que o crédito consignado para os beneficiários do programa deve sair ainda na primeira quinzena de outubro. Conforme regulamentação do programa, será possível comprometer até 40% do benefício básico de R$ 400 com o empréstimo com desconto em folha.

Além disso, o banco planeja fixar taxas de juros abaixo do teto autorizado pelo governo, que é de 3,5% ao mês. O prazo para pagamento será de até 24 meses.

13º para mulheres

Bolsonaro também anunciou que está quase tudo certo para o pagamento do 13º às famílias do Auxílio Brasil chefiadas por mulheres. A gratificação natalina deve atender mais de 17 milhões de beneficiárias a partir de 2023.

Auxílio Gás

A quinta é última notícia é a nova parcela do Auxílio Gás, que retorna após a pausa de um mês, já que o programa é bimestral. Cerca de 5,7 milhões de famílias devem receber o equivalente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos.

Em agosto, o vale-gás foi de R$ 110. Vale lembrar que a quantia original é de 50% da média do botijão e que o aumento para o preço integral tem validade até dezembro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário