scorecardresearch ghost pixel



Conheça a alimentação que fortalece a musculatura e alivia dores no joelho

Algumas pessoas esquecem que os alimentos são responsáveis pelas principais funções do corpo e maus hábitos acabam comprometendo a saúde rapidamente.



Mesmo indivíduos jovens chegam ao consultório reclamando de dores nas articulações, dada as mudanças provocadas pela pandemia. Ficar muito tempo em casa restringe os movimentos e atrapalha o funcionamento do metabolismo. Das dores na coluna e em outras regiões, esse desconforto acaba atrapalhando a retomada de uma rotina ativa, considerando exercícios físicos.

Veja também: Você nem imagina, mas comer estes alimentos faz muito bem ao coração

O primeiro a ser afetado 

A perna sofre muitas consequências ruins do sedentarismo, associado à má alimentação, presente em muitos países. Sabendo que esse sintoma pode se agravar, gerando desgastes e doenças na articulação, é preciso mudar hábitos. O joelho é um dos primeiros músculos a ser afetado, a partir de dores, barulhos ao agachar e outros sinais ligados à sustentação da postura. 

Casos mais graves geram artrose

Basicamente, o problema costuma ser agravado pela inflamação do corpo, provocada por escolhas alimentares ruins. O desgaste da articulação interrompe parcialmente a mobilidade do indivíduo, impedindo-o de praticar atividades físicas. Dessa forma, o quanto antes for tratada ou orientada para a prevenção, melhor serão os prognósticos envolvendo a condição clínica. 

Quais os sintomas da osteoartrose? 

Os principais sintomas da osteoartrose são a queimação, rigidez ao levantar, dor, dificuldade de se mover e derrame articular. Entre as substâncias anti inflamatórias que reduzem esses riscos, estão a curcumina, vitamina C, vitamina D, bromelina, betacaroteno, ômega 3, catequinas, selênio, resveratrol e o minério de cálcio que não desinflama, mas constitui a parede óssea, fortalecendo-a. 

Alimentos que você deve comer ou evitar
As substâncias mencionadas acima podem ser encontradas na couve, linhaça, chia, semente de gergelim, aveia, espinafre, grão de bico, brócolis, alho, salmão, sardinha, azeite extra virgem e chá verde. Por outro lado, evite consumir açúcares refinados, gordura saturada e carboidratos ultraprocessados, presentes na maioria dos ingredientes industrializados vendidos no supermercado. 

Esses cuidados, associado à prática de exercício físico, suspende a necessidade de cirurgia, seja no tratamento ou prevenção, começando pela mudança da mentalidade ao assumir um estilo de vida saudável.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário