scorecardresearch ghost pixel



Conheça o melhor nutriente para manter o seu cérebro saudável e jovem

A alimentação é um fator importante quando se trata de estimular a inteligência, pois oferece os componentes necessários para o organismo.



O ser humano deve ser interpretado levando em consideração toda sua complexidade, dado de que funciona a partir de sistemas.

Essas áreas do corpo são interdependentes, ou seja, quando uma passa a ser afetada, compromete as demais. O intestino é considerado o segundo cérebro e tudo que passa pelas suas células impacta fortemente as atividades cerebrais ligadas ao sistema nervoso. 

Veja também: Segundo cérebro: veja se o intestino pode influenciar no bem-estar

Por que você deve cuidar do seu cérebro? 

Cuidando desse órgão, você evita que certas doenças te afetem de maneira agressiva, como Alzheimer e outros tipos de demência grave.

A perda de memória é gradativa a partir de determinada idade, dependendo do paciente, mas pode ser minimizada. Sendo assim, faça escolhas alimentares inteligentes que não impliquem em diagnósticos assim no futuro, focando na prevenção. 

A melhor vitamina para melhorar a cognição 

Com certeza a melhor vitamina para melhorar a cognição é a vitamina B, representada por um completo de macronutrientes. São oito tipos: vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cianocobalamina).

Nem todas estão ligadas à saúde cerebral, mas garantem a regulação de células sanguíneas. A principal delas, B12, fortalece a memorização, evitando lapsos de curto prazo, sendo que a falta desse nutriente é notada imediatamente mesmo em jovens, pela confusão mental. 

Melhores fontes de vitamina B: B.I.G Y.E.S.S

Para facilitar a alimentação do seu público, a nutricionista Naidoo, desenvolveu uma maneira simples de decorar quais são os ingredientes que fornecem a quantidade adequada de vitamina B.

Com exceção do I, que facilita a leitura, as demais letras do Big Yess, exemplificam cada um dos alimentos ricos no complexo B e que devem compor uma dieta equilibrada, marcada pela variedade. 

  • Beans – feijão e leguminosas (B): feijões, lentilhas, grãos germinados, soja, grão de bico e amendoim. 
  • Greens – verduras (G): couve, espinafre, agrião, rúcula escarola e outras verduras de coloração verde.
    Yogurt – iogurte (Y): iogurte natural e outros laticínios como queijos brancos. 
  • Eggs – ovos (E): os ovos são excelentes fontes de proteína de baixa caloria, assim como o peito de peru, pernil e outras carnes magras.  
  • Salmon – salmão (S): o salmão fresco também tem ômega 3, associado ao rejuvenescimento. 
  • Seeds – sementes (S): sementes de girassol, avelã e nozes. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário