scorecardresearch ghost pixel



Segundo cérebro: veja se o intestino pode influenciar no bem-estar

O intestino tem a capacidade de desempenhar funções bem interessantes e curiosas no organismo. Ele costuma ser chamado de segundo cérebro; entenda o porquê.



Você já ouviu falar que o intestino é o segundo cérebro das pessoas? Bom, existe um jargão popular que se apresenta ao dizer que determinada pessoa “pensa com a barriga”.

Saiba que isso não está tão errado quanto se imagina. Afinal, a ciência tem estudado o assunto há um bom tempo e já conquistou alguns resultados bem interessantes sobre isso.

Veja também: Saiba o que você precisa evitar para manter o seu cérebro saudável

O intestino é o segundo cérebro? Entenda melhor o assunto agora

Uma das expressões que também evidencia a consideração do intestino como um segundo cérebro é aquela traduzida na palavra “enfezado”. Preocupações excessivas afetam diretamente o trânsito intestinal e podem dificultar a evacuação das fezes. Por isso, alguém enfezado é uma pessoa que anda irritada ou de mau humor.

No entanto, saiba que o contrário também é verdade. Um desarranjo no tal “segundo cérebro” também faz com que raiva e até tristeza sejam sentidas pela mente da pessoa.

Muitos estudos mostram que o corpo só consegue funcionar 100% quando o intestino está em boa saúde. Uma coisa leva à outra e a conexão do órgão é fundamental para o bem-estar.

Entenda a importância do intestino para o corpo

Bom, na escola aprendemos uma das funções essenciais do intestino, que é a de absorver os alimentos que foram consumidos em cada refeição. Dentro dele existe uma verdadeira infinidade de bactérias e microrganismos. Eles têm o poder de atravessar as defesas do cérebro e modificar células nervosas, causando desequilíbrio emocional.

Estudos mostram que essa microbiota intestinal pode provocar alterações como:

  • Ataques de fúria;
  • Tristeza profunda;
  • Oscilação de humor;
  • Apatia;
  • Dor de cabeça;
  • Ansiedade;
  • Depressão.

Uma das maneiras de melhorar a relação intestinal com o resto do corpo é o consumo de alimentos probióticos, por exemplo. Fazer exercícios físicos e ter uma vida mais saudável ajudam imensamente.

Esses probióticos são capazes de liberar serotonina e dopamina no corpo, o que transforma o humor de qualquer pessoa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário