Quem deseja cuidar da saúde, precisa prestar atenção em todas as refeições, promovendo um planejamento alimentar. Escolher conscientemente cada um dos ingredientes que estão presentes nos preparos é imprescindível.
Veja também: Tomar café preto de manhã pode aumentar risco para diabéticos
Faça um cronograma envolvendo suas necessidades e não deixe de tornar tudo mais prático a partir de marmitas e compras antecipadas de frutas, legumes e verduras.
Confira os melhores alimentos para começar bem o desjejum
Alimentos termogênicos ajudam a queimar calorias
Aqueles ingredientes que elevam a temperatura do corpo, acelera o metabolismo e promove a perda calórica com mais facilidade. Entre essas opções estão a água, café, canela, chá verde, gengibre, pó de guaraná natural, laranja, pimenta vermelha, brócolis, aspargo e acelga. Lembre-se que de forma isolada a ingestão desses itens não tem muito efeito, pois não dispensa uma dieta balanceada.
Existem produtos que apresentam gorduras boas
O controle hormonal responsável pelo funcionamento dos órgãos passa pelo consumo de gordura boa. Nesse caso, não considera o LDL, colesterol ruim que afeta parte da população brasileira, mas outras categorias. Abacate, amêndoa, iogurte natural, ovos, pistache, linhaça, ricota e tofu são excelentes fontes de gorduras que ajudam a metabolizar vários hormônios.
Consuma ingredientes que promovem a saciedade
As suas escolhas alimentares matutinas são as mais importantes, porque determinam decisões tomadas ao longo do dia. Por exemplo, você já percebeu que ao pular o café da manhã ou comer carboidrato demais passou a sentir fome com frequência no decorrer da rotina? Evite a fome desordenada incluindo abacate, aveia, cereais, canela, coco e saladas, aumentando a sua saciedade.
Faça uma tabela selecionando qual o cardápio de cada dia em todas as refeições, facilitando o seu planejamento. Esse hábito ainda te ajuda a priorizar alimentos frescos e economizar nas compras. Seja flexível e não faça da culpa um sentimento ligado à alimentação, porque comida saudável pode ser saborosa, incluindo o bem estar associado a prática de exercícios físicos.