scorecardresearch ghost pixel



CPF cancelado: esse é o principal motivo que pode cancelar o seu documento

Hoje em dia não é tão comum alguém ter o CPF cancelado, mas isso ainda pode acontecer com algumas situações.



Se o seu CPF apareceu como cancelado, isso significa que você precisa tomar alguns cuidados e algumas ações. Hoje em dia não é tão comum existir o cancelamento de CPF, mas isso ainda pode acontecer com algumas situações.

A primeira coisa que você precisa conhecer sobre você mesmo é o seu CPF. Você pode fazer isso basicamente de duas maneiras. Uma é consultando o documento na própria Receita Federal. No site do órgão você tem uma opção específica para fazer uma consulta pública ao seu CPF.

Nem todas as informações vão aparecer no site da Receita, mas as mais importantes e relevantes para você saber da situação do seu CPF estarão ali naquela consulta. A segunda maneira de fazer essa consulta ao seu CPF é usando o serviços oferecidos pelas empresas que cuidam do seu nome e administram um banco de dados de CPF no Brasil. É o caso do Serasa, SPC, Boa Vista, entre outros.

Situação cadastral

A situação cadastral é diferente da situação fiscal. Nela você vai saber se o seu CPF está ativo ou cancelado e se tem alguma pendência em relação ao cadastro. O cadastro correto é muito importante porque pode inviabilizar o uso do seu CPF para fazer qualquer coisa.

Situação fiscal

A situação fiscal, é a situação que você mantém com a receita Federal em relação às dívidas que você tem de impostos. Se você está devendo tributos e tem alguma coisa que você precisar acertar com a Receita Federal, a sua situação fiscal pode aparecer como irregular.

Você pode ter uma situação cadastral regular, mas uma situação irregular do ponto de vista fiscal. E você também pode encontrar uma situação fiscal regular e um problema cadastral.

Todos esses fatores podem influenciar no seu uso do CPF. Apesar de parecer confuso, o cancelamento de CPF está mais ligado a situação cadastral.

Cancelamento de CPF

O cancelamento de CPF geralmente ocorre por uma situação de duplicidade na questão do número de registro. O número de registro é o código numérico do CPF. Esses casos aconteciam com mais frequência nas décadas de 90 e 2000.

Muitas vezes quando uma pessoa casava ou fazia uma alteração de nome, em algumas situações se emitia um novo CPF e essa pessoa acabava ficando com duplicidade de informações no banco da Receita Federal.

Não é comum isso acontecer dessa maneira. Geralmente o cancelamento de CPF envolve processos na justiça e são muito específicos. O cancelamento acontece realmente quando há um indicativo muito forte de que esse é o único caminho para corrigir alguma distorção ou problema no cadastro da Receita Federal.

Meu CPF foi cancelado. O que fazer?

O ideal é que você procure o posto de atendimento que existe na sua cidade e leve todos os comprovantes que possam registrar que aquele CPF cancelado é realmente seu.

Se você porventura perdeu o CPF, teve um problema e ele foi cancelado, você pode comprovar isso por um boletim de ocorrência, por exemplo.

O CPF cancelado não é uma coisa comum, mas é um fator grave e que você precisa tomar cuidado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário