scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Atualização de dados para manter o Auxílio Brasil é prorrogada; B3 desaba após o feriado; Cadastro de ‘bons motoristas’ já está valendo; Nubank lança ‘Modo Rua’

Veja tudo que precisa saber para começar o dia bem informado. Destaque do dia vai para prorrogação do prazo de atualização do CadÚnico do Governo Federal.



A revisão dos dados do Cadastro Único (CadÚnico) para as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil e de outros programas sociais foi prorrogada pelo Ministério da Cidadania. Previsto para terminar nesta sexta, 14, o prazo foi estendido por mais 30 dias. Quem deixar de atualizar as informações corre o risco de ser excluído do sistema e perder seus benefícios.

Leia mais: Auxílio Brasil e Gás: governo paga R$ 710 até 25 de outubro

Após o feriado de Nossa Senhora Aparecida, a bolsa de valores brasileira (B3) abriu o pregão em forte queda, pressionada pela inflação nos Estados Unidos. Outro assunto importante é o cadastro de ‘bons motoristas’, que já começou a conceder vantagens para condutores sem multas.

Nos destaques do dia, veja também que o Nubank lançou o ‘Modo Rua’, recurso que promete garantir mais segurança aos clientes do banco digital.

Prazo final para revisão do CadÚnico é prorrogado

As famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) agora têm até 14 de novembro para atualizar seus dados no sistema. Isso porque o prazo que terminaria nesta sexta-feira, 14 de outubro, foi prorrogado. Segundo o Ministério da Cidadania, cerca de 263 mil pessoas que não fizeram nenhuma revisão nos últimos dois anos foram convocadas para o procedimento.

A revisão é realizada todos os anos pelo governo federal e tem entre seus objetivos evitar o pagamento indevido de benefícios sociais, como o Auxílio Brasil. A convocação é feita mediante notificação no extrato de pagamento ou na conta de energia elétrica.

O CadÚnico precisa ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver alguma mudança importante, como troca de endereço ou telefone, alteração na renda mensal, nascimento ou morte de um membro, dentre outras situações.

Se durante o período houve qualquer mudança em relação às informações prestadas, o cidadão deve comparecer a um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para informá-la. Para as famílias que possuem alguma pendência, como aquelas em situação de averiguação cadastral, também é preciso buscar atendimento presencial.

Caso não tenha havido nenhuma alteração em relação ao que já consta no sistema, os dados podem ser confirmados direto no aplicativo do CadÚnico. A ferramenta está disponível para Android e iOs.

B3 despenca com inflação dos EUA

A bolsa de valores brasileira (B3) começou o dia de ontem, 13, em forte queda. Após o feriado de Nossa Senhora Aparecida, os investidores reagiram à alta de 0,4% na inflação dos Estados Unidos em setembro.

Cinco minutos após a abertura do pregão, o Índice Bovespa (IBovespa) recuou para 113.976 pontos. Cerca de 15 minutos depois, a B3 já perdia seu patamar de 113 mil pontos.

Já o dólar, que abriu em queda, começou a subir apenas 15 minutos após o início das negociações, para R$ 5,36.

“A inflação dos EUA veio muito pressionada e isso preocupa os operadores. O stress está generalizado”, disse Julio Hegedus, economista-chefe da Mirae Asset.

Segundo o especialista, os investidores estão preocupados não só com a inflação muito acima do esperado pelo mercado nos EUA, mas também com o avanço nos preços de energia, que puxa a alta de 10% na inflação da Alemanha acumula em 12 meses.

Cadastro de bons motoristas oferece descontos e benefícios

O Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), conhecido também como cadastro de bons motoristas, entrou no ar ontem, 13. O programa concede vantagens e benefícios para condutores que não cometeram nenhuma infração de trânsito nos últimos 12 meses.

Além dos órgãos públicos, empresas privadas também podem oferecer recompensas. Entre as vantagens anunciadas estão: reduções em taxas de serviços, condições especiais para locação de veículos e contratação de seguros, cashback e descontos em pedágios e estacionamentos.

Os cadastros estão abertos desde o dia 22 de setembro e podem ser feitos no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou no portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A participação é gratuita.

O participante que se cadastra autoriza as empresas a consultarem suas informações para verificar se ele está apto a receber o benefícios. Não serão concedidas vantagens para quem cometeu qualquer infração nos últimos 12 meses; estiver com CNH suspensa ou cassada; ou estiver cumprindo pena restritiva de liberdade.

Nubank anuncia ‘Modo Rua’

O Nubank iniciou os testes de uma novidade que promete oferecer mais segurança aos seus clientes. Chamado de “Modo Rua”, o recurso limita o valor máximo de transferências pelo aplicativo sempre que o usuário estiver fora de casa.

A intenção da empresa é evitar golpes em caso de furto ou roubo do celular. A função poderá ser ativada com apenas um toque na tela, semelhante ao que ocorre para ligar o “Modo Avião”, já conhecido pelos usuários de smartphones.

Além das transações via Pix, o Modo Rua também limita o valor do pagamento de boletos e outras modalidades de transferência até que o usuário esteja conectado a uma rede Wi-Fi de confiança.

Para liberar todas as funções, o cliente terá que utilizar uma rede Wi-Fi mais confiável, como a de sua casa ou trabalho, já registrada anteriormente no aplicativo. A empresa deve ampliar o recurso para todos os clientes de forma gradativa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário