scorecardresearch ghost pixel



Documento de Identidade está de cara nova: como solicitar o meu?

Governo federal institui Carteira de Identidade Nacional (CIN) com mudanças importantes para os brasileiros.



A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já começou em parte dos estados brasileiros e muita gente está ansiosa para substituir o antigo Registro Geral (RG). O documento ganhou um novo visual, mais moderno e seguro para os cidadãos.

Leia mais: Posso tirar CNH sem passar por uma autoescola? Veja se a mudança já está valendo

Uma das grandes mudanças adotadas foi a unificação da numeração, feita por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Até então, era possível tirar até 27 documentos com números diferentes, sendo um em cada estado e no Distrito Federal.

O prazo para que todos os estados comecem a emitir a nova identidade termina no dia 6 de março de 2022. Enquanto isso, a emissão já é feita em pelo menos seis unidades federativas e também no DF.

O que muda na nova identidade?

Além da unificação da numeração por meio do CPF, o documento vem nas versões física e digital, ambas igualmente válidas. Ele também tem um QR Code para leitura e identificação, biometria obrigatória e informação sobre doação de órgão.

A CIN possui um código MRZ (Machine Reading Zone), o mesmo usado nos passaportes. A identidade passa a ter prazo de validade, variando de acordo com a idade do cidadão:

  • Idade de 0 a 12 anos: 5 anos de validade;
  • Idade de 12 a 60 anos incompletos: 10 anos de validade;
  • A partir de 60 anos: validade por tempo indeterminado.

Como solicitar a nova identidade?

A emissão do documento começou ainda em julho no Rio Grande do Sul, mas chegou a outros quatro estados e ao Distrito Federal em agosto. Sendo assim, já é possível solicitar a nova identidade em Goiás, Minas Gerais, Paraná e Acre.

A princípio, serão emitidas novas identidades somente para cidadãos que estiverem com as informações no CPF atualizadas. Quem não possuir o cadastro ou estiver com as informações incorretas deverá resolver as pendências junto à Receita Federal.

O próximo passo é agendar atendimento presencial ou entrar em contato pelos canais digitais dos órgãos de identificação civil dos estados. A nova identidade é de totalmente gratuita.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário