scorecardresearch ghost pixel



Encontre aplicativos que são ameaças ou identifique vírus no celular

Você pode encontrar vírus no celular a partir de um passo a passo bem simples que funciona em qualquer celular com sistema operacional Android, do Google.



Você sente que o seu smartphone está apresentando um funcionamento estranho? Pode ser que exista algum vírus no celular e é preciso se livrar rapidamente da ameaça. Veja como você pode identificar isso rapidinho.

Veja também: Como saber se perdeu uma ligação sem olhar para o celular

Passo a passo para saber se você está com vírus no celular

Se você está desconfiado que possa existir alguns vírus em seu celular, siga o passo a passo abaixo para identificar a presença do malware com rapidez:

Passo 1 – Primeiro, acesse a Google Play Store do Android.

Passo 2 – Agora, toque no ícone da sua foto de perfil que está localizada no canto superior direito.

Passo 3 – O próximo passo é clicar na seção que diz “Gerenciar dispositivo e aplicativos”.

Passo 4 – Na guia “Visão geral”, você verá duas opções possíveis: “Nenhum aplicativo prejudicial encontrado” ou “Aplicativos prejudiciais encontrados”, pressione-o.

Passo 5 – Por fim, clique em “Scan” para que o Play Protect encontre aplicativos que representem uma ameaça ao seu smartphone.

Como você percebeu, o tutorial apresentado acima foi pensado exclusivamente para as pessoas que possuem celular Android. No entanto, há processos semelhantes para os donos de iPhone.

O que é um vírus no celular?

Um vírus, ou malware, trata-se de um software mal-intencionado que tem por finalidade o roubo de informações ou a danificação do aparelho. Existem alguns tipos de vírus no celular que se chamam spyware.

O próprio nome remete ao termo “espião”, já que a função é exatamente essa. O programa espiona a vítima para capturar os dados dela que são colocados ou armazenados no aparelho.

Assim que o programa é executado, ele pede acesso à vários recursos dentro do dispositivo. O usuário precisa permitir que o app acesse a localização, câmera, microfone, armazenamento, contatos e registro de chamadas. Assim, todas essas informações podem ser roubadas. No entanto, nem sempre é preciso ceder as permissões.

Por isso, é importante identificar com rapidez a presença de um suposto vírus no celular.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário