Ainda que a infidelidade seja uma postura totalmente rejeitada do ponto de vista moral, é preciso entendê-la de forma objetiva. Afinal, seria uma atitude totalmente irracional, ligada às emoções humanas ou apresenta fatores racionais?
Independente do motivo, algumas pesquisas vêm oferecendo respostas que podem ajudar a compreender o que há por trás das traições em namoros e casamentos.
Veja também: O que é breadcrumbing? Descubra se isso afeta o seu relacionamento
Um assunto polêmico que precisa ser discutido
Fingir que pessoas infiéis são a minoria ou devem ser ignoradas não ajuda a entender o porquê desse fenômeno ter se tornado tão comum.
É claro que muitos casos foram evidenciados devido ao alcance da internet, mas o site IFL Science realizou um levantamento sobre os principais motivos que costumam justificar traições em diversos contextos. A partir desse entendimento, todos podem compreender a si mesmo para ter relacionamentos mais saudáveis no futuro.
Conheça os principais motivos pelos quais as pessoas traem
Dissonância cognitiva
A dissonância cognitiva é uma ferramenta psicológica na qual a pessoa tenta encontrar razões para reduzir a culpa de alguma atitude equivocada. Por exemplo, ela atribui à falta de carinho do parceiro o fato de estar procurando outro alguém, sem ao menos dialogar sobre os próprios sentimentos.
Medo de conflitos
Aqueles que já sabem que a relação acabou e não há mais sintonia, buscam casos externos à relação, mas nunca terminam. Isso acontece porque há uma fuga de qualquer tipo de conflito e necessidade de manter as aparências ou a estabilidade em alguma área da vida, como a financeira.
Histórico de traumas
Indivíduos traumatizados pelo passado, geralmente pela falta de afeto, não sabem lidar com a reciprocidade. Portanto, procuram maneiras de sabotar a relação, recorrendo à traição como um desses mecanismos.
Psicopatas?
Transtornos da psicopatia fazem com que a pessoa não tenha a menor empatia e acabam traindo sem pudor. Considerando as características patológicas desse distúrbio, considera-se também uma forma de tortura, visualizada em casais tóxicos.
Excesso de estímulos
Ao entrar em contato com conteúdos adultos ou aplicativos de relacionamento, começa a receber vários estímulos. Isso potencializa a busca constante por satisfação ligada à presença de outros corpos e experiências.