scorecardresearch ghost pixel



Como manter um relacionamento saudável e feliz durante muito tempo?

Relações amorosas de longo prazo exigem comprometimento, mas é necessário observar quais são as atitudes presentes na rotina para reforçar a confiança.



É comum encontrar relatos de pessoas que tiveram experiências boas no começo de uma relação e depois passaram a enfrentar dificuldades. Seja um namoro ou casamento, essa queixa leva a alguns questionamentos ligados aos sentimentos. Por exemplo, existe algum motivo que explica o declínio do romantismo no decorrer dos anos entre aqueles que reclamam da falta de motivação do parceiro? 

Veja também: 5 hábitos que podem colocar uma pedra sobre o relacionamento amoroso

Começando com uma pesquisa

Uma pesquisa realizada por Kathleen King e Harry Reis apontou que apenas 10% dos casais dizem ser verdadeiramente felizes no matrimônio. Embora um pouco mais de 40% tenha mencionado certa satisfação conjugal, afirmam que os problemas não são raros. Dessa

Por que as pessoas se separam? 

Há alguns anos o divórcio não era tão generalizado quanto hoje, porém, a chance de se livrar de um relacionamento ruim facilmente não oferece uma conclusão. A qualidade do convívio decresce e faz com que a reciprocidade sofra um desgaste. Começa com uma discussão boba e evolui para um confronto no qual os pares se tornam adversários, tentando mostrar que é o dono ou dona da razão. 

Honestidade vale para tudo 

O segredo de um relacionamento saudável começa no momento em que os indivíduos se conhecem. É preciso que exista muito diálogo, esclarecendo qual a expectativa dos dois, tratando de identificar os interesses de cada um. Não basta ter atração física, mas interpretar a realidade e reconhecer no outro, qualidades e até defeitos que podem ser trabalhados. 

Isso não elimina a possibilidade de divergências, mas requer paciência e empatia nos episódios de inconstância. É preciso renovar os sentimentos, saindo para lugares novos e quebrando a rotina, sem partir para a irracionalidade. E essa regra está bem clara: enquanto apaixonados, as emoções podem ser consideradas, mas nas brigas a razão deve garantir o acordo. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário