scorecardresearch ghost pixel



Entenda porque a maioria das boas ideias surgem durante o banho

Parece curioso como os pensamentos se alinham enquanto as pessoas estão despretensiosamente na rotina, resultando em grandes ideias criativas.



Os momentos de descobertas, que são atribuídos à expressão ‘’Eureka’’, costumam ocorrer quando a mente está livre de pressões.

Por exemplo, não é incomum ver alguém relatando que começou a refletir no banho e no final, encontrou uma solução. Seja um novo sonho, objetivo ou até maneiras de lidar melhor com problemas do cotidiano, essas surpresas boas estimulam o lado criativo do cérebro. 

Veja também: Estas são as 5 dicas de Harvard para ser uma pessoa mais inteligente

A ciência consegue explicar

Um grupo de cientistas liderado pelo professor Zac Irving e pela professora Caitlin Mills, desenvolveu um estudo sobre ideações.

Na revista ‘’Psychology of Aesthetics Creativity, and the Arts’’, uma publicação investigou o porquê das boas ideias surgirem em situações que não envolvem esse tipo de estímulo, ou seja, enquanto você faz tarefas simples, parece que a criatividade ganha fluidez. 

Mantendo a mente relaxada 

Assim como o corpo humano não se move quando existe alguma rigidez nos músculos, o cérebro funciona da mesma forma.

Ao enfrentar uma questão difícil de ser resolvida, é comum ficar horas tentando imaginar o que fazer, mas ao invés de ajudar, isso atrapalha a busca de soluções.

Geralmente, um desafio está associado a ansiedade e estresse, que interrompe o raciocínio lógico, prejudicando o foco e concentração necessários no propósito de tratar um impasse. 

Permita-se usufruir de atividades de lazer

Esquecer um pouco as pendências a resolver não significa abdicar de todas as responsabilidades que lhe cabem. Pelo contrário, define o autocuidado que combate a exaustão mental e abre espaço para a criatividade.

Andar de bicicleta, começar uma caminhada e até montar um quebra cabeça, permite que o estresse seja eliminado, aumentando as conexões cerebrais ligadas aos insights. 

As ideias mais geniais surgem em meio a tarefas que são realmente atrativas e promovem o relaxamento. Afinal, ninguém consegue raciocinar com sobrecarga, criando expectativas pelo futuro.

Então comece a propor pausas para descansar e se divertir, pois é nesse momento que você vai encontrar a solução para os seus problemas, resgatando informações importantes na memória. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário