scorecardresearch ghost pixel



Existe a possibilidade do Príncipe George virar rei antes da maioridade?

Depois da morte da Rainha Elizabeth II e a sucessão do atual Rei Charles na monarquia britânica, muito se pesquisou sobre quem serão os próximos reis e rainhas do Reino Unido.



Afinal, existe algo que pode restringir George, um menor de idade,  de ser o rei? Primeiro, é preciso entender que um menor de idade pode até assumir, mas a responsabilidade é passada para o regente – o cargo de príncipe regente –  até o aniversário de 18 anos do primeiro sucessor nesta linha, e até a maioridade de George, seriam mais 9 anos de espera. 

Veja também: Rei Charles III não come estas comidas de jeito nenhum; confira

É bem improvável que isso aconteça, já que o próximo da linha sucessória é o Príncipe William, só se o mesmo  renunciasse ou acontecesse uma tragédia para que George conseguisse assumir antes de virar adulto, mas vamos pensar nessa possibilidade. 

Lei de Regência de 1937 faria com que o Harry fosse o regente

Numa hipótese em que o Príncipe William não assumiria, o  próximo da linha sucessória seria George,  porém, como falado, quem seria comprometido  seria uma entidade mais velha, acima dos 21 anos, de acordo com a Lei da Regência de 1937. 

Nesse caso, a pessoa mais próxima da linha e adulta é o Príncipe Harry, que está na quinta colocação da linha sucessória, atrás de três menores de idade, algo que o faria ser escolhido. 

Sobre a Lei de Regência

A única pessoa a ter atuado como regente foi Jorge IV, que chegou a assumir o trono, de forma oficial, em 1820, ano da  morte do seu pai, Jorge III. Ele foi regente por 9 anos (1811-1820) por seu pai ser considerado insano. 

Essa mesma lei diz que a incapacidade física ou mental são fatores que influenciam, como foi nesse caso. O escolhido como regente deve ter pelo menos 18 anos de diferença se comparado com o herdeiro aparente, próximo da linha sucessória ou herdeiro presuntivo, com algum tipo de parentesco.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário