Golpistas se passam por funcionários do INSS para roubar dados e dinheiro

Os criminosos entram em contato com vítimas que frequentemente são segurados do INSS e que dependem dos benefícios. Saiba como se proteger dos golpes.



Não é de hoje que os criminosos usam o nome do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para praticar crimes contra os segurados do instituto. Eles se passam por funcionários e pedem informações importantes sobre as vítimas para aplicar os golpes pouco tempo depois. Quem fornece corre grandes riscos! Saiba como se proteger.

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Os golpistas se aproveitam de dois fatores: a inocência das vítimas e a certeza de que todos os meses os segurados terão mais dinheiro garantido. Os criminosos quase sempre usam os mesmos roteiros. Eles tentar convencer as vítimas de que algo no cadastro está errado, então elas precisam atualizar os dados para seguir com o benefício.

Golpistas usam o nome do INSS: atenção ao contato!

Normalmente os indivíduos entram em contato com as vítimas por ligação. Eles dizem que são funcionários do INSS e responsáveis pelo setor de cadastro. Os sujeitos dizem também que a ligação está sendo feita para resolver algo do interesse do segurado. Eles aproveitam então para oferecer vários serviços, principalmente o consignado.

Quando notam que já conquistaram a atenção e a confiança da vítima, os golpistas pedem os dados do beneficiário e as informações bancárias, algo que não é solicitado pelo instituto. Em algumas situações, os golpistas também entram em contato e dizem que um determinado empréstimo foi feito no nome da pessoa.

Eles citam juros altíssimos, mas dizem que conseguem resolver o problema se o beneficiário passar as informações pessoais. A orientação do INSS é para que as pessoas sempre desconfiem desse tipo de abordagem.

Uma mensagem com link ou ligação com esse tipo de abordagem deve ser ignorada, principalmente se o indivíduo solicitar dados pessoais ou dinheiro para que algo seja feito. Essa não é uma prática do órgão.

A dica principal é: antes de tomar qualquer atitude, os segurados devem buscar ajuda nos canais oficiais do instituto, seja no site, no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Se você recebe benefícios, lembre-se também de sempre manter os dados atualizados e conferir os extratos de pagamento e movimentação realizada na semana ou no mês.

Se notar valores estranhos ou até mesmo empréstimos que não foram contratados, entre em contato o quanto antes com o banco responsável, assim como o INSS, então registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil.




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