scorecardresearch ghost pixel



Governo vai distribuir mais de 1,1 milhão de parabólicas de graça; saiba como pedir

As famílias de baixa renda terão direito a mais de 1,1 milhão de parabólicas. A instalação também será gratuita. Veja como fazer parte da lista de beneficiários.



O Governo Federal deve distribuir mais de 1,1 milhão de parabólicas em algumas cidades brasileiras. O motivo por trás da medida é a chegada do 5G, que exige a troca dos equipamentos para a manutenção do sinal de televisão em alguns municípios mais afastados dos grandes centros. Saiba como solicitar a parabólica de graça.

Leia mais: Como receber o novo Kit Antena Digital distribuído pelo governo federal?

O sinal 5G já chegou às capitais brasileiras e aos poucos será expandido para outras partes do país. Para permitir a vinda e o uso da quinta geração de internet em cidades de médio porte, o governo irá distribuir mais de 1,1 milhão de parabólicas. É o que está sendo chamado popularmente de chamado Kit Antena.

Mais de 1,1 milhão de parabólicas

A troca é necessária porque o 5G puro faz uso da frequência 3,5 GHz. Fugindo dos termos técnicos, este nada mais é do que o sinal que hoje é usado pelas operadoras para os serviços de TV aberta via satélite (TVRO).

Dessa forma, caso ele seja liberado para o 5G, haverá interferência no sinal de algumas TVs. Para evitar que isso aconteça, é preciso fazer a limpeza da faixa. É a migração da TV aberta por satélite da Banda C para a Banda Ku. Além do desligamento da frequência, o processo exige que novas antenas sejam usadas.

O que o Governo Federal espera é antecipar a liberação da frequência para antecipar a chegada da 5G em mais cidades brasileiras. Para que isso seja possível, as pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) terão acesso ao kit da parabólica, além da instalação sem qualquer custo.

Inicialmente mais de 1,1 milhão de parabólicas devem ser instaladas em 26 cidades brasileiras. Para pedir o kit, as famílias devem agendar a instalação por meio do Siga Antenado ou pelo telefone 0800 729 2404.

Veja a relação de estados e cidades já contemplados com a troca:

  • Bahia – Feira de Santana;
  • Espírito Santo – Serra / Vila Velha;
  • Goiás – Aparecida de Goiânia;
  • Minas Gerais – Contagem / Juiz de Fora / Uberlândia;
  • Pará – Ananindeua;
  • Paraná – Londrina;
  • Pernambuco – Jaboatão dos Guararapes;
  • Rio de Janeiro – Belford Roxo / Campos dos Goytacazes / Duque de Caxias / Niterói /Nova Iguaçu / São Gonçalo;
  • Rio Grande do Sul – Caxias do Sul / Santa Catarina / Joinville;
  • São Paulo – Campinas / Guarulhos / Osasco / Ribeirão Preto / Santo André / São Bernardo do Campo / São José dos Campos / Sorocaba.




Voltar ao topo

Deixe um comentário