scorecardresearch ghost pixel



Inverno antecipado? Descubra quando o frio vai embora este mês

No Rio de Janeiro, por exemplo, as máximas ficarão abaixo de 25ºC. Sol deve aparecer, mas em meio à nuvens.



A atual estação no Brasil é a primavera, mas as temperaturas baixas de forma constante, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste, mais trazem a sensação de inverno. Se você é um daqueles que prefere dias mais amenos, sabia quando o frio vai embora em outubro.

Leia mais: Prepare-se: previsão do tempo aponta risco de ciclone, granizo e nova frente fria

Segundo meteorologistas, trata-se da chamada “estação de transição” entre o inverno e o verão. Ela se estende entre 22 de setembro e vai até 21 de dezembro. Dependendo da região do Brasil, a estação da primavera equivale a chuvas e dias de calor.

Previsão do tempo para outubro

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de outubro é marcado pelo início do calor gradativo até a chegada do verão. Até lá, a previsão é de clima nublado e chuvoso, sem grandes alterações no clima.

Previsões apontam para um aumento na frequência de chuvas e queda nas temperaturas abaixo da média em estados como Rio de Janeiro e Minas gerais. É o que explica Andrea Ramos, que atua como meteorologista do Inmet:

“A primavera tem essa característica de calor e umidade, que favorecem pancadas de chuvas e um pequeno declínio. No Rio de Janeiro, há uma constante atuação de sistemas frontais. Ele já passou, está no oceano, mas não adianta, porque traz umidade do oceano para o continente. Além disso, tem os “cavados” que são centros de baixas pressão alongados, que traz instabilidade com nebulosidade, chuva e declínio de temperatura.”

Além disso, uma mudança na forma de circulação de ventos promete favorecer a incidência de nebulosidade e retorno de chuva forte, com risco de temporais. No Rio de Janeiro, por exemplo, as máximas ficarão abaixo de 25ºC. O sol deve aparecer nesta quinta-feira, 6, mas entre nuvens.

Nova frente fria

No estado de São Paulo, a previsão do tempo será marcada por entradas de novas frentes frias em razão de massas de ar frio que estão a caminho do estado, sobretudo entre as regiões sul e leste paulista. O Inmet afirma que o mês ainda terá dias quentes, até a primeira quinzena, mas que no geral outubro será úmido e com períodos de céu nublado e chuva fraca ao longo do dia.

A nova projeção também indica um começo do mês de novembro com temperaturas mais amenas, com passagem de frio pela costa do estado de São Paulo. A passagem de frentes frias também deve chegar ao Sul, com as temperaturas chegando a ficar abaixo dos 22ºC.

Em Porto Alegre, a previsão é de mínima de 15,7ºC e máxima de 25,2ºC. Sendo assim, talvez demore ainda um tempo até que os moradores dessas regiões possam devolver seus casacos ao guarda-roupa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário