A comunicação pode ser feita em diversos níveis, incluindo o não-verbal. Há uma vasta literatura e muitas pesquisas sobre os sinais do corpo e seus significados. Por isso, confira alguns dos gestos que podem ser bastante representativos.
Veja também: Se tornou uma pessoa melhor? Veja quais são os sinais e por que isso é muito difícil
1 – Esfregar o nariz durante a conversa
Primeiramente, saiba que pessoas resfriadas ou gripadas vão esfregar o nariz em qualquer momento, mas isso não representa nada de subjetivo. Por outro lado, se a pessoa estiver em boas condições de saúde e esfregar o nariz durante a conversa, fique atento. Esse é um ato que tende a representar desonestidade em uma fala.
2 – Sinais do corpo: olhar para o chão enquanto fala
Você é uma dessas pessoas que sempre está olhando para o chão enquanto fala? Este é um dos sinais do corpo mais claros e que indicam insegurança. Por isso, nunca olhe para o chão em uma entrevista de emprego ou alguma outra situação decisiva e que exija postura de confiança.
3 – O que significa coçar ou puxar a orelha?
Cutucar e puxar a orelha indica que a pessoa deve tomar uma decisão e está tendo dificuldades para isso. Se os puxões forem muito fortes, eles podem ser sinais do corpo que indicam comportamento evasivo.
4 – Sinais do corpo: inclinar a cabeça para o lado
Você já conversou com alguém e viu essa pessoa inclinar a cabeça para o lado enquanto te escuta? O gesto seria como se ela estivesse tentando deitar-se sobre o próprio ombro. Este é um dos sinais do corpo que indicam atenção e profundidade no diálogo.
5 – Cruzar as pernas
As pernas cruzadas em uma conversa podem indicar incômodo, tédio e chateação. No entanto, se o cruzamento foi na altura do joelho ou com a dobra da perna em ângulo reto, o sinal é de dominação.
6 – Sinais do corpo: braços cruzados altos
Se a pessoa com quem você conversa está com os braços cruzados na altura do peito, é sinal de que ela está na defensiva e com bastante insegurança.