scorecardresearch ghost pixel



Lixo eletrônico: veja como ele afeta sua saúde e o que deve ser feito

Confira o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) falou a respeito do lixo eletrônico exposto às pessoas. Veja o que isso pode gerar e o que deve ser feito.



Ao longo dos anos você acumulou celulares, produtos que funcionam à pilha, baterias, sensores e carregadores antigos, os quais nem funcionam mais? Saiba que você está acumulando uma série de lixo eletrônico que pode afetar o meio ambiente e até a sua própria saúde.

Veja também: Estes 4 aplicativos detonam a vida útil do seu celular; veja quais são

O que pode ser considerado como lixo eletrônico?

De acordo com a Environmental Protection Agency (EPA), dos Estados Unidos, o lixo eletrônico é “um subconjunto de produtos eletrônicos usados ​​e reconhece o valor inerente desses materiais que podem ser reutilizados, restaurados ou reciclados para minimizar os reais resíduos que poderiam acabar em um aterro sanitário ou descartados de forma inadequada. de um aterro desprotegido”.

Segundo os dados fornecidos pelas Nações Unidas, o mundo gerou impressionantes 53,6 milhões de toneladas métricas de lixo eletrônico em 2019, e apenas 17,4% foram reciclados.

A EPA trabalha com autoridades e governos de todo o mundo para tentar resolver o problema e melhorar as práticas de lixo eletrônico em países da América Latina, Caribe, África e América do Norte.

Como o lixo eletrônico afeta sua saúde?

Acumular lixo eletrônico na sua casa pode te expor a várias substâncias tóxicas. Uma análise da Organização Mundial da Saúde estudou os efeitos desses materiais em crianças que trabalham em centros de reciclagem.

O relatório diz que “as crianças estão frequentemente envolvidas nesses processos, expondo-as a grandes quantidades de produtos químicos tóxicos, como chumbo, mercúrio, cádmio e dioxinas, muitos dos quais podem ter impactos adversos no desenvolvimento neurológico, incluindo níveis de exposição muito baixos”.

Veja o que você pode fazer para se livrar desse material:

1 – O principal será limpar a casa e tirar o lixo eletrônico que encontrar.

2 – Encontre um serviço de remoção de resíduos na sua cidade ou região.

3 – Em alguns centros de aquisição de novos equipamentos existem contentores para depósito de resíduos eletrônicos.

4 – Sem dúvida, uma das ações mais importantes é diminuir a cultura do consumismo e preferir consertar o equipamento em uma oficina.

5 – Em alguns lugares, o lixo eletrônico contém componentes caros que têm valor econômico se reciclados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário