scorecardresearch ghost pixel



8 truques indispensáveis para facilitar o uso do Android (que você não conhece)

Dicas podem otimizar o uso de seu celular a partir de comandos simples, por meio de funções nas configurações do próprio aparelho; Veja.



Facilitar o uso dos celulares Android pode ser uma tarefa simples, mas que vai otimizar o seu tempo e tornar a navegabilidade muito mais agradável. O melhor é que, geralmente, é possível trazer muito mais usabilidade ao celular a partir da ativação de algumas funções que já estão presentes na configuração do aparelho. Recursos como, por exemplo, aumentar a fonte dos textos, pode ser uma boa pedida para idosos.

Leia mais: 5% restantes? 6 dicas para fazer a bateria do celular Android durar mais

Por isso, nós preparamos uma lista com oito truques indispensáveis para facilitar o uso do celular com sistema operacional Android.

1. Criar atalhos de ligação no menu

Com atalhos diretos para os contatos mais frequentes, o uso do Android pode ser muito mais fácil quando o assunto é ligação. A funcionalidade traz mais agilidade ao processo, afinal o contato fica a apenas um clique de distância.

Para fazer uso do recurso é só pressionar qualquer espaço vago na tela inicial e abrir a lista de “Widgets”. Em seguida, vá em “Discagem direta” e arraste para home. Aí é só escolher o contato da agenda que deve ficar em destaque.

2-. Ativar o botão de rotação de tela

Para ter mais conforto na hora de assistir conteúdos como vídeos ou mesmo ler e-books no celular, o ideal é sempre usar a tela com orientação horizontal, a partir da opção de rotação de tela. Para que isso ocorra de forma automática, é só ativar a função abrindo a taskbar, abaixando a barra de ferramentas localizada no topo da tela e clicar sobre a opção “rotação de tela automática”.

3- Aumentar o tamanho da fonte

Seja para a leitura de mensagens, notificações ou outros textos, ter a opção da letra em um tamanho confortável para a leitura é algo fundamental. Por isso, para adequar o tamanho da fonte à sua visão, basta ir em “configurações do sistema” e escolher a opção “Acessibilidade”. Em seguida, basta clicar em “tamanho da fonte” e então escolher o tamanho desejado.

4. Aumentar o tamanho do teclado

Para quem tem dificuldade em clicar nas letras miúdas do teclado, saiba que é possível ajustar o tamanho do teclado. Para isso, o usuário deve ir às configurações do aparelho, buscar pela opção “Teclado” e então escolher o tamanho.

5- Ativar a navegação por botões

Os celulares mais atuais, com sistema operacional Android não mostram botões na tela inicial, uma vez que a navegação ocorre por gestos. Em outras palavras, o usuário precisa deslizar o dedo para cima para encontrar a opção de sair de um aplicativo, por exemplo.

Para quem ficar meio perdido com este processo, é possível ativar a navegação por botões. Para isso, basta ir em configurações, procurar a opção “Sistema” e, em seguida, “Gestos”. Ao clicar em “Navegação no sistema”, selecione a a opção de “três botões”, o que permitirá a inclusão de teclas para voltar, visualizar outros aplicativos abertos, assim como para ir à tela inicial.

6. Easy Mode em celulares Samsung

No caso dos celulares Samsung há mais uma funcionalidade para o dia a dia. O Easy Mode, ou seja, o Modo Fácil, auxilia quem está começando a usar um celular mais novo ou mesmo quem não tem muita prática com tecnologia.

Na prática, haverá uma substituição da tela inicial por uma versão mais simples, com texto maior. Além disso, há um atraso no tempo de resposta de tocar e segurar algum aplicativo, evitando toques não planejados em apps.

Por fim, o teclado também fica mais visível, a partir de um aumento do contraste. Para ativar, bastar seguir as configurações do sistema e tomar em “visor”. Por lá, aparecerá a opção “Easy Mode”.

7. Preenchimento automático de senhas

É uma excelente ferramenta para economizar o tempo gasto com logins, ainda mais quando o usuário costuma se esquecer das senhas. Na prática, esse preenchimento automático tem ativação direta nas configurações do celular ou mesmo a partir do uso do Google Chrome. Também dá para deixar salvo informações como endereço, nome e e-mail, por exemplo.

Se desejar ativar a funcionalidade, vá em “Configurações do sistema” e, em seguida, em “Idiomas e entrada”. Por lá, selecione “Preenchimento automático” e ative a opção para Google.

8. Customizar as configurações rápidas

Vale lembrar, inclusive, que algumas funções do Android pode ser ativadas ou desativadas diretamente na barra de ferramentas do celular. Ou seja, aquele espaço que apareça na tela inicial com atalhos para as configurações de conexão de internet, Bluetooth, modo avião, ajuste de brilho e volume, por exemplo.

Para fazer o ajuste, deslize a barra de ferramentas para abaixo e acesse a opção “Editar”. Por fim, escolha o atalho, pressione o ícone e arraste-o para o campo desejado. Faça o processo inverso caso queira retirar alguma funcionalidade das configurações.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário