scorecardresearch ghost pixel



Lula promete aumento real no salário mínimo de 2023. Como será calculado?

Em discurso após a confirmação de sua vitória, residente eleito afirma que vai reajustar piso nacional acima da inflação.



Em seu primeiro discurso após a confirmação da vitória nas eleições, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os trabalhadores terão aumento real no salário mínimo em 2023. Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o valor era corrigido apenas pela inflação.

Leia mais: Lula eleito: o que esperar da gasolina, Auxílio Brasil e salário mínimo?

O aumento real no piso nacional foi uma das bandeiras defendidas pelo líder petista em sua campanha eleitoral. Lula destacou o senador eleito Wellington Dias (PT-PI) para a missão de encontrar uma fonte de recursos para ampliação do valor.

Cotado para ocupar o cargo de ministro da Fazenda no próximo governo, Dias anunciou que o ganho deve ficar na casa dos 2%. Ele explica que o cálculo do reajuste voltará a se basear no crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB).

“Nós tivemos um decrescimento somado com aumento do PIB, e vai ter uma média. Ela não será tão elevada, provavelmente em torno de 2% de ganho real em 2023”, disse em entrevista.

Orçamento e teto de gastos

O governo de Jair Bolsonaro (PL) enviou ao Congresso Nacional uma proposta de orçamento que prevê o salário mínimo passando de R$ 1.1212 para R$ 1.302 em 2023. A correção considera inflação acumulada de 4,86% neste ano, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Para alterar essa regra e oferecer um ganho real aos trabalhadores, Lula terá que negociar com parlamentares, incluindo os membros da oposição. Outro ponto é o teto de gastos, que limita as despesas públicas do governo à inflação medida no ano anterior.

Sobre o assunto, o presidente eleito confirmou que a regra chegará a fim em seu governo. “Não é porque eu quero gastar de forma irresponsável. Eu aprendi com a dona Lindu, minha mãe era analfabeta mas ela pegava o pagamento dos oito filhos, ela sabia contar dinheiro”, disse.

“A gente só pode gastar o que a gente tem mas se for pra gente fazer uma coisa nova, a gente pode fazer uma dívida. E o Brasil está precisando de um presidente arrojado que tome atitude de voltar a investir em infraestrutura rapidamente”, acrescentou.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário