A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) adotou o pagamento dos bilhetes de metrô com os cartões de crédito e débito. A novidade começou a valer em setembro. Até então, tem sido aprovada pelos usuários, por causa da facilidade garantida pelo pagamento por aproximação diretamente nas catracas das 27 estações.
Leia mais: Compartilhar o vale-transporte é falta grave e garante demissão por justa causa
São aceitas as bandeiras Mastercard, Visa e Elo. Os usuários devem habilitar a tecnologia de aproximação diretamente com a administradora do cartão ou com o banco para poder usufruir do novo recurso. Caso contrário, não irá funcionar. É preciso conferir também se a opção preferencial do cartão é crédito ou débito.
Pagamento por aproximação no metrô
De acordo com a companhia, a compra dos bilhetes com o QR Code nas bilheterias e o Cartão Mobilidade continuam valendo, contudo pagar por aproximação deste modo não dá direito à integração. O pagamento pode ser feito com os cartões virtuais cadastrados nos celulares dos usuários.
Também é possível utilizar o serviço por meio dos smartwatches, pulseiras e outros acessórios. No caso dos passageiros que precisarem de integração entre o metrô e o ônibus, o pagamento por aproximação não está vinculado, ou seja, será preciso usar o cartão BRB Mobilidade.
Por questões de segurança, o cartão só poderá ser usado uma vez a cada 5 minutos. Segundo o depoimento de alguns usuários, a nova forma de pagamento tem garantido mais praticidade e rapidez, tendo em vista que não há a necessidade de enfrentar filas. Isso poupa tempo e agiliza o dia a dia de muita gente.
Segundo a Metrô-DF, a medida é resultado de uma decisão conjunta com a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob). Caso o usuário tenha alguma dificuldade ao realizar a compra, será preciso entrar em contato com a administradora do cartão ou com o banco.
“O transporte metroviário é de grande importância para a mobilidade urbana do Distrito Federal, e por isso o GDF está atento às necessidades de melhoria e ampliação do metrô, tendo realizado grandes investimentos na modernização do sistema”, explicou o secretário da Semob, Valter Casimiro.