Imagine um lugar em que não existe a noite. Pode até parecer algo fantasioso, mas existem lugares em que o sol não se põe, literalmente. Os eventos conhecidos como o sol da meia-noite estão presentes, principalmente, no continente europeu, em seus pólos. E são fenômenos em que o sol fica visível por 24 horas do dia.
Veja também: TV 8K pode ser banida da Europa em março de 2023; entenda
Curioso, não é? A maioria dos lugares dessa lista são localizados na Europa, em países frios, e com uma extensão territorial não muito densa, como é o caso dos países da região escandinava. No entanto, países com uma diversidade climática e gigantes no aspecto territorial, como os Estados Unidos e a Rússia também são destaques.
São Petersburgo – Rússia
O maior país do mundo, a Rússia, possui vários tipos de territórios com características diferentes dentro dele. A antiga capital imperial da Rússia, São Petersburgo, é um dos grandes centros turísticos da Rússia. No verão, no início de setembro, existem eventos celebrativos sobre o evento na grande cidade, o principal deles é o “Festival das Noites Brancas”, com várias atrações artísticas e é um desejo de muitos turistas de fora.
Alaska – Estados Unidos
Em Fairbanks, cidade com apenas 32.702 (2021) pessoas, no interior do estado do Alaska, o episódio é visível, principalmente, durante o mês de junho. Assim como na Rússia, existe uma tradição de celebração que é chamada de “Festival do Sol da Meia Noite” e é comemorado com esporte, música e comida.
Grimsey – Islândia
Em áreas que não são populares, como Grimsey na Islândia, a atenção pode ser dividida. No verão, nessa pequena ilha da Islândia no norte, não se tem noite. Essa ilha é conhecida pelas aves, os pinguins e os pássaros, que são a maior população de seres vivos de lá. A data é semelhante a da Noruega, uma vez que os dois são países vizinhos.
Lapônia – Finlândia
A Lapônia é uma região no extremo norte da Finlândia e faz divisa com os outros países da região: Suécia, Noruega e Rússia. É um dos lugares mais ricos para se hospedar, mas pode ter certeza! A cidade é a “terra natal do Papai Noel” pelo seu condicionamento climático, tanto que abriga o “Parque do Papai Noel”. Neste lugar, o sol nunca vai deixar de estar presente e a experiência será literalmente iluminada.
Ilhas Svalbard – Noruega
O continente europeu vai continuar sendo demandado, o clima da região é muito particular. O país escandinavo tem como destaque a beleza das Ilhas Svalbard, que acompanha o sol da meia-noite entre o final de abril até o final de agosto.