A ativação da tecnologia 5G no Brasil fará com que as famílias que utilizam antenas parabólicas convencionais precisem substituir o equipamento. Para os brasileiros de baixa renda, o governo federal anunciou a distribuição gratuita do Kit Antena Digital.
Leia mais: YouTube vai limitar serviço para quem não assina o pacote premium
O benefício é exclusivo para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O sistema reúne dados de pessoas em situação de vulnerabilidade para implementação de políticas sociais e distribuição de benefícios, como o Auxílio Brasil e a Tarifa Social de Energia.
Por que é preciso trocar a antena?
A quinta geração de internet pode causar interferências no sinal da TV, por isso todos os canais da Banda C (parabólica) serão transferidos para a Banda Ku. O processo de desligamento será concluído em 31 de dezembro de 2025, mas medidas já estão sendo adotadas para evitar prejuízos à população.
A substituição não é necessária para quem utiliza antenas digitais externas (tipo espinha de peixe) ou internas com acesso à TV Digital, nem tampouco para aqueles que possuem TV por assinatura.
Como solicitar o Kit Antena?
A família com mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou total de até três salários mínimos deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para se registrar no CadÚnico. O responsável precisa apresentar um documento de identificação de cada membro do seu lar, além de passar por uma entrevista.
Para quem já é cadastrado, o pedido já pode ser feito pelo telefone 0800 729 2404 ou pela internet, no site do programa Siga Antenado. A solicitação pelo site está disponível no menu “Programa de distribuição de kits gratuitos”.
Na data agendada, a instalação do equipamento será feita de forma totalmente gratuita. Em caso de dúvidas, entre em contato por meio de um dos canais de atendimento da Siga Antenado.