scorecardresearch ghost pixel



Ainda não tem o kit antena digital? Veja como solicitar de graça!

Distribuição e instalação do aparelho digital é feita pelo governo federal de forma gratuita para a população.



A chegada do 5G no ano passado trouxe a nova geração da internet móvel ao Brasil, mas também promoveu algumas mudanças importantes no sinal de televisão. Com o fim da transmissão analógica, a população precisa atualizar a antena do aparelho de TV para continuar assistindo seus canais favoritos.

Leia mais: Quer pagar pouco na conta de luz? Coloque o ar-condicionado nesta temperatura

Segundo o diretor-conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Queiroz Moreira, quem ainda utiliza a antena parabólica pode enfrentar problemas porque a frequência 3,5 GHz em que ela opera é a mesma usada pelo 5G, o que causa interferência no sinal.

A quinta geração de internet chegou à Brasília em junho de 2023 e desde então vem sendo instalada no restante do país. Para resolver o problema de interferência, a solução é trocar o equipamento por uma versão digital.

Kit de antena digital gratuito

O governo federal iniciou a distribuição gratuita do kit de antena digital para as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que ainda utilizam a parabólica. A instalação é totalmente sem custo, assim como os itens necessários.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 27% dos lares brasileiros ainda utilizavam antena parabólica em 2019. Agora, eles precisam realizar a substituição para assistir TV sem interferência.

O kit distribuído pelo governo inclui uma antena projetada para receber transmissões digitais, um conversor de sinal e os cabos necessários para as conexões. Ele não apenas melhora a qualidade de imagem e som, mas também amplia a lista de canais disponíveis.

Como solicitar o kit

A família inscrita no CadÚnico pode solicitar o kit de antena digital pela internet, no site do Siga Antenado (Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz). Outra opção é ligar para o telefone 0800 729 2404 e fazer a solicitação.

Ao informar o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS), o cidadão descobre na hora se é elegível a receber o equipamento gratuito em casa.

Vale lembrar que a instalação do kit fornecido pela Siga Antenado é gratuita, ou seja, o profissional não deve cobrar para realizar o serviço. Além disso, cada família inscrita no CadÚnico que tenha uma parabólica tradicional instalada e funcionando tem direito a apenas um equipamento gratuito.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário