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Novo radar promete multar carros e motos barulhentos; testes já começaram!

Objetivo da tecnologia é fazer a medição da velocidade além de detectar ruídos tidos como exageradamente excessivos, acima dos 90 decibéis.



Atenção, condutores! Começou a ser testado no Brasil um novo tipo de radar que vai multar veículos com excesso de ruídos provocados por sistemas de escapamentos. A ideia, que foi importada da França, começou sua fase de testes em Curitiba, capital do estado do Paraná.

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A ação está sendo desenvolvida em conjunto pela Perkons e a Superintendência de Trânsito (Setran). O objetivo da tecnologia é fazer a medição da velocidade além da detecção de ruídos tidos como exageradamente excessivos, neste caso, quando ultrapassam os 90 decibéis.

Um sistema parecido começou a ser testado em cidades da França, sendo um deles na rodovia de Yveline, situada a oeste de Paris. A missão é reduzir o excesso de ruídos que pode incomodar o trânsito como um todo.

Como vai funcionar o radar para excesso de barulho?

De acordo com dados coletados por meio de imagens e vídeos, o aparelho conseguirá multar o condutor que ultrapassar o limite de velocidade e o nível de barulho permitidos. Os testes já tiveram início na Avenida Victor Ferreira do Amaral, localizada no Bairro Tarumã da capital paranaense.

O intuito de colocar em prática essa iniciativa partiu do grande volume de reclamações junto à Câmara de Vereadores a respeito do barulho em demasia de carros e motos. É o que explica a Rosangela Battistella, que ocupa o cargo de superintendente de Trânsito de Curitiba.

Punição aos motoristas “barulhentos”

Depois de coletar os dados, será possível traçar um diagnóstico a respeito dos veículos, na localização dos horários em que a poluição sonora é mais carregada.

”Com base nas informações de perfil comportamental destes motoristas, vamos conseguir identificar o horário de maior incidência e o tipo de veículo para que possamos atuar com blitz educativas e também com a fiscalização”, esclarece a superintendente.

Importante destacar que o teste ainda não vai gerar multa ou pontos na carteira dos motoristas que excederem o volume do veículo em mais de 90 decibéis no radar. Isso porque ainda é necessário que haja a homologação Instituto Nacional de Metrologia, Inmetro (Qualidade e Tecnologia) e do processo de regulamentação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).




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