As ferramentas virtuais permitem que novos modelos de empreendimento sejam criados, resultando em empresas que operam remotamente. Dessa forma, o espaço físico é substituído por um site, no qual os consumidores têm acesso a um portfólio de produtos e serviços. Ideal para aqueles que querem empreender, mas não têm muitos recursos, o varejo online cresce.
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Não deixe essa oportunidade escapar
De acordo com um levantamento da eMarketer, estima-se que em 2025 a cada 4 compras realizadas, 1 será concluída pela internet. Portanto, é certo de que se trata do comércio que deverá ser predominante daqui a alguns anos. Preparar-se enquanto ainda há espaço no mercado, garante que você consiga estar adiantado quanto à concorrência.
Conheça as etapas da criação de uma loja virtual
- Escolha sua área de atuação: primeiramente, encontre um segmento no qual seu conhecimento é amplo, para exercer uma boa política de vendas. Mercados como o de alimentos naturais, pets, economia circular e maquiagem são alguns exemplos de potencial lucratividade. Contudo, não esqueça que todos os aspectos legais devem ser consultados, evitando multas e outros prejuízos.
- Saiba qual é o seu público alvo: identificar qual é o seu cliente ideal, ajuda a concentrar esforços no que realmente importa, minimizando riscos de oferecer algo que ninguém se interessa. Faça uma análise da demanda em determinada região, de fatores comportamentais, culturais, sociais, econômicos e viabilize a jornada de compra do seu público alvo. Não deixe de investir em marketing digital, a partir de anúncios, promoção das redes sociais e parcerias.
- Recorra à formalização: inicialmente é indicado que os empreendedores criem um CNPJ como Microempreendedor Individual (MEI), que tem taxas reduzidas de operação. O limite de recebimento mensal dessa categoria é de R$ 6.750, ou seja, R$ 81 mil por ano. Regularize-se para atuar legalmente, seguindo todas as regras previstas pela Receita Federal e leis vigentes.
- Encontre a plataforma correta: caso você não tenha nenhuma experiência sobre estocagem, envio e recebimento de pedidos, pode começar a vender em plataformas como a Shopee, Mercado Livre e Enjoei. Ao adquirir experiência, procure profissionalizar sua operação, procurando planos básicos de hospedagem para lojas online com modelos prontos personalizáveis.