Análise Swot

Conheça a ferramenta de gestão utilizada pelas empresas para definir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do órgão

Análise Swot é um instrumento de análise da Strength, Weakness, Opportunities e Threats, de determinado cenário. Essas quatro palavras que formam o acrônimo do termo.

Traduzidos para o português, respectivamente elas significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Por isso, o conceito também é conhecido com Matriz FOFA.

A finalidade da análise swot é fazer o diagnóstico do ambiente de algum negócio. Assim sendo, ela deve ser aplicada já na fase de planejamento para que os próximos passos possam ser seguidos de maneira estratégica.

Dessa forma, há uma matriz que auxilia o empresário a ver os obstáculos que aquele negócio vai enfrentar ao longo do processo.

Por esse um conceito de fácil aplicação, a análise swot pode ser utilizada, além das empresas de grande porte, por organizações pequenas e, até mesmo, na vida pessoal.

Análise Swot: exemplo

Para ser realizada, a análise swot é dividida em Força e Fraquezas (ambiente interno) e Oportunidades e Ameaças (ambiente externo).

No ambiente interno, quando se trata das Forças, as vantagens de competição são levadas em conta. Alguns aspectos como o melhor produto, a melhor tecnologia, mão de obra qualificada, dentre outros fatores.

Enquanto isso, a Fraquezas já são pontos mais minuciosos que são identificados internamente pelo órgão. Nesse caso, é levado em conta aqueles aspectos que estão atrás dos concorrentes.

No ambiente externo, o mercado e questões que podem estagnar o negócio, como política e economia são as Ameaças. Já as Oportunidades, são esses mesmos fatores, contudo, nesse ponto, são vistos como um caminho para a empresa se desenvolver, ao invés de serem um problema.

 

Forças Fraquezas
  • Equipe gestora experiente
  • Capital Disponível
  • Estratégia De Marketing adequada
  • Tamanho em relação à concorrência
  • Problemas com site e as vendas online
Oportunidades Ameaças
  • Nicho de consumidores receptivo
  • Incentivo governamental
  • Oligopólio da concorrência
  • Flutuação do preço da mercadoria

 

Análise Swot: como fazer

Antes da empresa lançar um novo produto ou serviço, ela precisa aplicar a análise swot já em sua fase de planejamento. Caso não seja feita nessa momento, essa aplicação pode ser também em um período que órgão tira para reavaliar sua estratégias.

Para que a análise swot seja bem elaborada é necessário que os gestores saibam o máximo possível sobre a empresa em questão. Desse modo, todas as informações devem ser passadas, sem o intuito de esconder isso ou aquilo.

Portanto, antes aplicá-la, todos os empresários que tomam decisões dentro da organização precisam ser reunidos para que colaboram de maneira igual, por meio de uma conversa franca.

Assim sendo, a equipe precisa preencher um quadro para realizar a análise swot. Veja o exemplo:

 

Forças Fraquezas
Oportunidades Ameaças

 

Cada quadro abaixo de cada termo precisa ser preenchido de acordo com o que cada item pede.

Forças

  • Elementos internos (sob controle da administração da empresa)
  • Fatores positivos
  • O que a empresa faz de melhor
  • Vantagens frente à concorrência
  • Recursos intocáveis: a reputação da companhia, por exemplo
  • Recursos tocáveis: canais de distribuição, por exemplo

Fraquezas

  • Fatores internos
  • Elementos negativos
  • Problemas internos que estão prejudicando a competição
  • Setores com dificuldades e desempenhos baixos
  • A existência de uma falha no negócio
  • Tecnologias de produção ultrapassadas
  • Recursos limitados
  • Questões com a localização do lugar

Oportunidades

  • Fatores externos, que fogem do controle da empresa
  • Elementos positivos
  • Oportunidades de mercado que podem ser benéficas para a companhia
  • Visão externa do negócio
  • Alterações na concorrência e no mercado, de maneira geral
  • A oportunidade apenas uma saída temporária, ou é permanente

Ameaças

  • Fatores externos
  • Elementos negativos
  • Avaliação dos competidores
  • Antecipação de riscos externos
  • Análise dos desafios do mercado
  • Casos que podem ser prejudicias para as estratégias de marketing da empresa
  • Relação com os fornecedores
  • Comportamento do consumidor
  • Questões político-econômicas
  • Novidades presentes no mercado

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