Os aprendizados presentes na vida de pessoas que passam a morar juntas

Começar a compartilhar a rotina é uma maneira de reaprender a viver, dividindo o espaço com o outro de forma que sua postura acaba mudando rapidamente.



Se você já mora junto com alguém, principalmente quando se trata de um namorado ou o próprio marido, talvez não tenha percebido o quanto mudou desde então. Sair de uma vida mais individualizada ou ligada à família para um matrimônio, requer muitas responsabilidades, avaliando todos os benefícios e desafios da adaptação à dois. A confiança que deve ser construída aos poucos vai moldando sua maturidade e sentimentos. 

Veja também: O que é breadcrumbing? Descubra se isso afeta o seu relacionamento

O que muda quando você passa a morar junto com o seu parceiro?

Descobre que ele é humano 

Começa a lidar com as fragilidades alheias, deixando de lado todas as idealizações que não refletiam seu eu verdadeiro. Exerce a empatia ao entender que por trás das demonstrações de força e coragem, também existe sensibilidade. Precisa reconhecer os defeitos, buscando aceitá-los ou propor melhorias de maneira respeitosa e solícita. 

Reconhece suas necessidades fisiológicas

Pode parecer bobo, mas para as mulheres, o fato do corpo emitir barulhos ou apresentar determinadas necessidades, torna algumas situações extremamente constrangedoras. Dividir o banheiro e o quarto com alguém, é bem complicado no começo, mas depois a intimidade faz com que um confie no outro sem o menor constrangimento. 

Começa a desejar a liberdade

Não é errado querer um pouco de privacidade e autonomia depois de assumir uma relação, mas isso precisa ser expressado. Cada um precisa ter seu tempo sozinho, seja curtindo um momento de lazer ou trabalhando em lugares diferentes. A convivência precisa ser administrada, caso contrário, só vai resultar em desgastes desnecessários. 

Podem começar a discutir por dinheiro 

O dinheiro é uma questão delicada, até porque nem todos os casais acabam conversando sobre tópicos importantes antes de evoluir com o estado civil. Quem vai pagar as contas, a origem dos recursos e planos para o futuro precisam ser inseridos na conversa o quanto antes, reduzindo os riscos de que esse confronto apareça em um período de dificuldades. 

Os finais de semana são dedicados à faxina 

Se os dois trabalham e buscam se atentar à divisão das tarefas, sabem que os finais de semana são reservados para a solução de problemas. Organizar a casa, limpar o que precisa ser limpo e até resolver burocracias. Tentem perceber se a rotina que vocês levam não é estressante e atrapalha sempre as tardes de romantismo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário