O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recentemente anunciou mais um pente-fino nos benefícios. A nova rodada de revisões deve cancelar os pagamentos irregulares. Os segurados devem ter atenção aos cadastros para não correr o risco de ter os benefícios suspensos por falta de atualização. Saiba como conferir.
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Com o pente-fino, o instituto espera impedir as fraudes nos pagamentos dos benefícios. O processo de revisão é realizado internamente. Se irregularidades forem encontradas, os repasses serão cancelados imediatamente. A intenção é manter os valores dos recursos voltados somente para quem realmente precisa.
Pente-fino do INSS
De acordo com o órgão, o pente-fino deve durar seis meses. Apesar do anúncio, o INSS ainda não divulgou a data de início das revisões. A preocupação de muitos segurados é quanto aos riscos de perder os benefícios. É preciso manter os cadastros atualizados com informações verídicas para não correr esse risco.
Segundo a equipe, aqueles que forem passar por tal análise serão notificados por meio dos canais oficiais do instituto. A prioridade será analisar os benefícios pagos aos segurados mais novos, então só depois avaliar os repasses aos de mais idade. O INSS espera que a revisão dos benefícios é aumentar a capacidade de atendimento das perícias médicas, além de também diminuir as solicitações que dependem desse processo.
Quem recebe benefícios como auxílio-doença, auxílio-acidente e Benefício de Prestação Continuada (BPC) estarão na lista de revisão. No caso quem está há mais de seis meses sem perícia médica é preciso ter atenção aos prazos para não perder os benefícios.
Aqueles que estão com procedimentos atrasados devem procurar a regularização o quanto antes. A orientação é de que os segurados acompanhem os canais oficiais para obter mais informações, como o aplicativo Meu INSS.
É por meio dos meios de comunicação – como SMS, carta simples na residência, correspondência e no caixa eletrônico – que os segurados serão notificados sobre a perícia em questão.
Para não correr o risco de golpes, o INSS reforça que não entra em contato com as pessoas por ligação ou aplicativos de mensagens, como é o caso do WhatsApp. Em caso de dúvidas, os segurados devem entrar em contato com o instituto por meio da central de atendimento no telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.