scorecardresearch ghost pixel



Prazo de renovação da CNH termina na próxima segunda (31) para ESTES motoristas

Condutor deve realizar a atualização do documento para evitar multas, pontos na carteira e até retenção do veículo.



Está chegando ao fim o prazo para renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Milhares de condutores têm até a próxima segunda-feira, 31, para realizar a atualização e evitar multas, pontos no documento e retenção do veículo.

Leia mais: Novidade! Detran simplifica processo e libera CNH pela internet sem exame médico

As datas limite para realizar o procedimento foram prorrogadas em decorrência das medidas adotadas para conter a pandemia de Covid-19. O calendário sofreu algumas mudanças, mas já foi retomado e as penalidades serão aplicadas a quem descumprir as regras.

Novo calendário de renovação

Todos os motoristas com habilitações vencidas entre 1º de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021 foram afetados pela alteração. Neste mês, é hora de renovar os documentos que perderam a validade em outubro de 2021.

Ainda estão dentro do prazo os condutores com carteiras expiradas até dezembro de 2021. Confira o calendário:

  • Vencimento em outubro de 2021: renovação até 31 de outubro de 2022;
  • Vencimento em novembro de 2021: renovação até 30 de novembro de 2022;
  • Vencimento em dezembro de 2021: renovação até 31 de dezembro de 2022.

Penalidades

Conforme o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo um carro com a carteira vencida há 30 dias é considerado uma infração gravíssima. A punição é de sete pontos na carteira, multa no valor de R$ 292,47 e retenção do veículo.

CNH Digital

A legislação atual possibilita que o motorista circule apenas com a versão digital da CNH e do CRLV ou CLA (Comprovante do Licenciamento Anual. Para isso, é necessário acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e baixar o documento.

A ferramenta está disponível para Android e iOS e o usuário precisa realizar um cadastro prévio antes de acessar sua CNH Digital.




Voltar ao topo

Deixe um comentário