scorecardresearch ghost pixel



Quantas cores você vê? Sua língua materna pode influenciar na resposta

Pesquisadores mostraram que o vocabulário de uma pessoa impacta na quantidade de cores que ela consegue definir e enxergar. Confira os detalhes sobre o assunto.



Você já precisou comprar tintas para reformar a casa, fazer artesanato ou desempenhar qualquer trabalho? Se sim, certamente se deparou com uma variedade enorme de cores e tons. Por exemplo, existem dezenas de tonalidades de branco, de preto, de cinza, vermelho ou de qualquer cor que você possa imaginar.

Veja também: Confira o significado de 6 cores segundo a psicologia

O pior de tudo é que ao aplicar tons diferentes, por mais que sejam próximos, a diferença parece gritar aos olhos. No entanto, alguns estudos mostram que nem todas as pessoas são capazes de ver tantas cores quanto os brasileiros.

Pesquisas apontam que brasileiros podem ver mais cores do que outros

Algumas pesquisas recentes se dedicam a investigar as aparências das cores. Na verdade, elas apontam que a capacidade de observar muitas cores pode estar ligada ao idioma maternos. Mais do que isso, as experiências de aprendizagem e os detalhes culturais de um povo também estão intimamente ligados.

O Brasil pode ser um ótimo exemplo de estudo. Afinal, quanto mais nomes para cores diferentes, tonalidades, expressões e utilizações houver, melhor. Isso faz com que cada pessoa observe um mundo mais colorido do que outros indivíduos.

Quantidade de cores e a língua materna

De acordo com o The Conversation, a cor azul pode ser percebida de formas diferentes entre populações distintas do planeta Terra.

Os russos, gregos e turcos distinguem com rapidez tons de azul claro e de azul escuro. Isso não acontece com os espanhóis e ingleses, por exemplo. Isso pode ocorrer por conta do vocabulário, o qual apresenta significações distintas para cada tom de azul.

Alguns estudos norte-americanos recentes (e outros já bem antigos) mostram que a versatilidade do idioma não impacta apenas na percepção e na rapidez. Na verdade, povos que têm menos palavras para definir as cores, acabam deixando de distinguir certos tons e os iguala com outros que possam apresentar diferenças bem sutis.

Um estudo de 2018, publicado pela PNAS, revista científica dos EUA, mostrou que a percepção das cores pode mudar quando se aprende uma nova língua. Isso quer dizer que se você amplia o vocabulário, consegue ver um mundo cada vez mais cheio de tons e de diferentes colorações.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário