scorecardresearch ghost pixel



Regra europeia de carregador padrão chegará ao Brasil? Saiba mais

Na Europa, uma ideia antiga de padronizar todos os carregadores de celular foi aprovada após anos de discussão e outros países acompanham as mudanças.



A bateria é um componente do smartphone que costuma ser sensível, ou seja, acaba sofrendo desgastes ao longo do tempo. Determinados hábitos, como deixá-lo jogado em qualquer canto ou conectado à tomada, diminuem seu tempo de vida. Contudo, outro problema ligada à fiscalização de produtos falsos e até trocas comerciais, parte da falta de um padrão universal desses itens. 

Veja também: Quais são os riscos de mexer no celular enquanto ele está carregando?

Resolvendo problemas emergenciais 

Imagine que o seu aparelho está descarregando e os carregadores dos seus amigos são todos diferentes. Daqui a alguns anos isso não será um problema, porque todos terão a mesma versão de carregador.

Sendo assim, todos terão facilidade de resolver esse impasse emergencial, dado que é tendência mundial a transformação dos requisitos vigentes em relação às fabricantes. 

Norma europeia EN IEC 62680-1-3:2021

A União Europeia começou a discutir essa pauta há cerca de 10 anos, criando vários embates com a resistência da Apple. Enquanto as marcas mais populares como Xiaomi e Samsung se beneficiaram da alteração, já que oferecem o suporte do sistema Android, o iPhone vai precisar investir na criação de outras entradas, capazes de aceitar adaptadores USB tipo C. 

Qual a decisão da Anatel? 

No Brasil, a Agência Nacional de Telefonia (Anatel) permaneceu atualizada quanto às atualizações, comprometendo-se com a regularização. A importância de um esforço global deve ser interpretada pela ótica de um segmento de negócios internacionais. Qualquer região que se negue a se adaptar, terá dificuldades de receber celulares modernos, essenciais para a comunicação. 

Modelo universal de carregador 

Cada país terá uma data limite para aceitar a venda de determinados aparelhos que não tenham carregador USB tipo C. Os europeus terão um prazo de 2 anos e até 2026 notebooks também farão parte da aplicação. As normas estabelecidas no âmbito nacional não vão apresentar muitas diferenças, apenas será adaptada à legislação local, detalhando os pontos necessários.




Voltar ao topo

Deixe um comentário