scorecardresearch ghost pixel



Revelado! Veja como fazer o café perfeito em um passo a passo simples

Não existem grandes mistérios, apenas detalhes, para conseguir fazer um belo café perfeito na sua casa, sem nenhum tipo de equipamento profissional. Confira as dicas.



O café preto talvez seja a bebida mais consumida do Brasil em todos os cantos e estados do país. No entanto, só quando se coloca a mão na massa é que fica nítida a dificuldade de fazer um café perfeito. Acertar a medida de pó, de açúcar, o tipo de café e a temperatura da água não é algo tão simples e intuitivo quanto parece.

Veja também: Tomar café assim que acorda pode ser uma má ideia; descubra o porquê

Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a fazer um café perfeito. Não se preocupe, pois não exige nenhum super dote culinário para seguir o passo a passo que separamos aqui. Não existe muito mistério, a grande “sacada” está em absorver os detalhes da receita e segui-los conforme estão descritos aqui.

1ª dica: aprenda a escolher o café perfeito

A primeira coisa que você deve saber é que é necessário escolher o café perfeito para que sua receita fique impecável. Para isso, basta olhar para o selo da embalagem e procurar pelas marcas que ostentam uma pontuação de 80 ou mais. Isso garante a qualidade dos grãos ou do pó de café.

Agora, você também pode escolher a amargura do seu café conforme o gosto que idealize:

  • Extraforte (sabor mais amargo e predominante);
  • Forte (sabor amargo, porém mais palatável);
  • Intenso (menos amargor e mais presença);
  • Suave (sabor comum e com leve amargor).

Sempre que possível, prefira comprar o café em grãos. Para isso, você deve ter um moedor manual ou elétrico em sua casa. Quando moído na hora, o café perfeito fica mais fácil de ser alcançado. Quanto mais tempo demorar entre a moagem e a feitura do líquido, menos sabor o grão terá.

2ª dica: Escolha o filtro correto

O filtro de café retém óleos essenciais que dão sabor e notas sensoriais à bebida. Sempre prefira utilizar uma prensa ou uma máquina de café expresso, se você tiver.

Vale destacar que existem opções bem interessantes e acessíveis no mercado. Esses objetos possuem alta durabilidade. Se você imaginar que um pacote de filtro custa cerca de R$ 4 e que pode gastar até 2 por mês. Seria o mesmo que gastar R$ 96 com filtros por ano.

3ª dica: como fazer o café perfeito

Adicione 150 ml de água em uma panela e ligue o fogo. Assim que o líquido começar a formar bolhas no fundo da panela (antes de ferver), desligue a chama. Sim, você não deve deixar a água ferver para evitar de queimar o pó.

Coloque duas colheres de sopa de café no coador, se quiser, adicione uma colher de açúcar, mas o ideal é tomar sem adoçar. Se preferir, utilize canela. Beba logo em seguida.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário