scorecardresearch ghost pixel



Beber café quente pode resultar em câncer, afirmam cientistas

Uma pesquisa recente observou o aumento de casos de câncer em pessoas que tomam café quente com frequência. Descubra como foi feita a análise no Reino Unido e na Finlândia.



Uma análise científica do Reino Unido e da Finlândia associou o hábito de tomar café muito quente com maior risco de desenvolver câncer. No caso, trata-se de um tumor específico em determinada região do corpo humano. Os dados foram retirados de 580 mil pessoas em cada um dos países europeus. Todos os dados também foram publicados na revista científica Clinical Nutrition recentemente.

Veja também: Receita de café com canela saborosa e bem quentinha para fazer em casa

Beber café de mais pode resultar em câncer? Entenda

Segundo a pesquisa publicada, beber café mais ou menos pode estar associado a fatores genéticos de cada pessoa. Isso quer dizer que algumas pessoas podem ter mais inclinação à bebida do que outras. Os consumidores regulares do grão torrado apresentavam maiores chances de desenvolverem câncer de esôfago.

Todos aqueles que tinham 50% mais chances de tomar café também apresentaram 2,8 vezes mais chances de apresentar a doença citada acima. No entanto, aqueles que tomam café quente tiveram a probabilidade aumentada 5,5 vezes mais. Os indivíduos que preferiam a bebida “muito quente” apresentaram aumento de 4,1 vezes, enquanto os que tomavam a bebida morna tinham 2,7 vezes mais chances.

Explicação pode estar na temperatura aliada à cafeína

Os cientistas acreditam que o problema pode estar ligado à temperatura de consumo da cafeína. Porém, o maior fator de risco está na regularidade com que toma café. A temperatura alta danifica o sistema digestivo, desde a boca até o estômago. A degeneração celular fica intensificada, bem como o risco de aparecimento de tumores malignos.

“Embora uma ligação com qualquer tipo de câncer não seja bem-vinda, nossa investigação geralmente fornece boas notícias para os consumidores de café, pois não há evidências que apoiem um efeito causal do consumo de café em qualquer tipo de câncer importante”, afirmou o professor Stephen Burgess, em comunicado.

Vale destacar que o estudo possui limitações e ainda carece de aprofundamento. Isso quer dizer que a pesquisa é preliminar e ainda deve passar por uma investigação mais avançada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário