O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utiliza a inteligência artificial na análise automática de vários pedidos de benefícios. O resultado disso é que 3 a cada 4 pedidos de aposentadoria são indeferidos. Ou seja, a cada 200 mil solicitações, pelo menos 50 mil são negadas.
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O uso da tecnologia começou em maio deste ano. Por isso, para ter mais chances de sucesso no pedido da aposentadoria, os requerimentos precisam ser os mais completos possíveis. A solicitação do benefício começa pelo aplicativo Meu INSS.
Pedidos indeferidos
A inteligência artificial foi a saída encontrada pelo INSS para reduzir as longas filas de espera por atendido para os pedidos de aposentadoria. Apesar da redução no tempo, o número de pedidos indeferidos está maior.
Cresceu também os recursos apresentados pelos segurados que não concordam com a decisão do INSS. Por essa razão, a dica dos especialistas é sempre apresentar os documentos completos no processo de solicitação da aposentadoria.
O interessado deve reunir a carteira de trabalho, os carnês de contribuição, contratos, contracheques e atender aos requisitos da aposentadoria. Há ainda a necessidade de estar com todos os dados atualizados no Cadastro Nacional de Informação Social (CNIS).
Muitos trabalhadores deixam de lado uma informação essencial para que os pedidos não sejam indeferidos. É o extrato de contribuições. Ele reúne todos os detalhes de início e fim dos contratos de trabalho, além do tempo especial e os recolhimentos feitos pelos trabalhadores.
São esses os dados a serem analisados pela inteligência artificial do INSS. Caso falte o básico, os pedidos são indeferidos automaticamente pelos robôs. Antes de entrar com a solicitação, a dica é atender todos os requisitos mínimos.
Segundo dados do INSS, 976 mil pedidos estão atualmente em fase de análise. O Instituto diz que teve queda considerável no tempo de espera após a implantação da inteligência artificial. Ainda assim, a média de espera para a concessão da aposentadoria é de 87 dias.
Se o pedido é negado, o cidadão pode recorrer no INSS ou ainda fazer um novo pedido administrativo. Há ainda a opção de entrar com uma ação na Justiça. A contestação tem que ser feita em no máximo 30 dias da negativa.