scorecardresearch ghost pixel



É possível conseguir aposentadoria do INSS aos 40 anos?

Trabalhadores na faixa dos 40 anos foram bastante atingidos pelas mudanças instituídas pela reforma da Previdência.



Se aposentar e garantir uma renda para passar o resto dos anos com mais tranquilidade é o sonho de qualquer pessoa. Há inclusive quem comece a planejar a aposentadoria desde cedo para conseguir o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o quanto antes.

Leia mais: Novo AUXÍLIO de R$ 2.424 do INSS: como será pago e quem poderá receber

De acordo com as regras atuais, aposentadoria por idade é concedida ao segurado com pelo menos 65 anos (homens) ou 62 anos (mulheres), com 20 e 15 anos de contribuição, respectivamente. Mas será que é possível conseguir o benefício antes dessa idade?

Aposentadoria aos 40

Não é possível obter a aposentadoria aos 40 anos idade, já que o trabalhador nessa fase não se enquadra nas regras de nenhuma modalidade existente. Além disso, essas pessoas entram nas normas instituídas pela reforma da Previdência, que preveem o aumento da idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

Aposentadoria com 50 anos

Quem está na faixa dos 50 pode se encaixar em uma das regras de transição do INSS, como a do pedágio ou a dos pontos. Para esse grupo, ainda é possível se aposentar mais cedo, mas é importante destacar que o valor pode ser baixo porque o intervalo de contribuição foi relativamente curto.

Aposentadoria aos 60 anos

Já os sessentões que ainda não estão aposentados têm mais chances de ter adquirido direito a uma dos benefícios em vigor antes da reforma. Quem completou as exigências da aposentadoria por tempo de contribuição antes de novembro de 2019, por exemplo, pode se beneficiar dessa categoria para se aposentar mesmo que ela tenha sido extinta.

Dessa forma, as mulheres que alcançaram 30 anos de recolhimento ao INSS e os homens com 35 anos de contribuição até o dia 12 de novembro de 2019 ainda podem pedir esse tipo de aposentadoria.

Seja qual for a opção escolhida, o trabalhador deve se planejar com cuidado para não acabar com um benefício de valor muito baixo. A dica é procurar um especialista previdenciário para conhecer todas as opções existentes no seu caso específico.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário