scorecardresearch ghost pixel



Saiba o que você precisa evitar para manter o seu cérebro saudável

Infelizmente, ao envelhecer as pessoas passam a apresentar perda cognitiva gradativamente, mas é possível minimizar esses efeitos indesejáveis.



Alguns comportamentos costumam ser nocivos para o desenvolvimento da cognição, resultado em falta de foco e até aumento da predisposição ao Alzheimer. Esses problemas podem atrapalhar a vida profissional dependendo do grau de intensidade de determinados maus hábitos. O quanto antes essas ações forem corrigidas, mais chances de recuperar o equilíbrio mental. 

Veja também: Apenas uma dose pequena de álcool é suficiente para alterar o cérebro: entenda

Veja o que você deve evitar para manter seu cérebro jovem 

Negligenciar o sono 

Ao deixar de dormir a quantidade de horas suficientes, o relógio biológico passa a ser afetado, aumentando a perda de memória e o cansaço. Prepare com antecedência o seu quarto, deixando-o escuro, climatizado e limpo. Evite olhar as redes sociais e qualquer aparelho eletrônico, porque o excesso de estímulos provoca insônia, elevando também a ansiedade. 

Deixar de meditar

A meditação deixou de ser um hobbie simples daqueles grupos que amam se conectar com a natureza. Um estudo da Universidade da Califórnia, localizada em Los Angeles, observou que os indivíduos que meditam apresentam melhor condição cerebral em relação aos que não adotam a prática. Portanto, relaxe profundamente meditando pelo menos 10 minutos por dia, procurando focar no interior.

Consumir bebidas alcoólicas

Os efeitos negativos do álcool no cérebro não se restringem apenas ao vício, mas leva em consideração os problemas cumulativos. Pequenas doses de bebidas alcoólicas são suficientes para alterar não só o hipocampo, mas a estrutura do cérebro como um todo. O aprendizado é profundamente afetado, enquanto a saúde mental sofre devido à desordem de hormônios do prazer. 

Não se movimentar

O sedentarismo tem inúmeras consequências ruins que reduzem a expectativa de vida de várias populações. A prática de exercícios libera substâncias responsáveis pela satisfação, reduzindo efetivamente o estresse. Dessa forma, é possível ser mais feliz, aprender com facilidade e até dormir melhor depois que você começa a fazer caminhada, danças, andar de bicicleta ou praticar musculação. 

Não assumir responsabilidades

Ao deixar de decidir sobre a própria rotina e assumir responsabilidades, o cérebro deixa de abstrair o aprendizado. Dessa maneira, o conhecimento começa a ser esquecido e como todos os músculos, o órgão começa a ficar estacionado. Faça escolhas e invista em tarefas que melhoram suas habilidades cognitivas, excluindo fontes de distração ou perda de tempo. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário