scorecardresearch ghost pixel



6 atividades indispensáveis para fortalecer a mente e a memória

Alguns desafios envolvendo raciocínio lógico ajudam a aprimorar sua inteligência de uma maneira lúdica, promovendo a aprendizagem com efetividade.



A perda de algumas habilidades ao longo da vida é inevitável com o envelhecimento, mas existem formas de manter o cérebro jovem por mais tempo. Infelizmente, parte das pessoas acaba negligenciando o próprio aprendizado ao associar a inteligência apenas aos estudos tradicionais a partir de livros. 

Veja também: Apenas uma dose pequena de álcool é suficiente para alterar o cérebro: entenda

Ficar sentado fazendo anotações não parece ser suficiente e exige atividades complementares. 

Coloque em prática hábitos que vão te deixar mais inteligente 

Procure passatempos lógicos 

Sudoku, quebra cabeça e jogos de tabuleiro são excelentes recursos para você aprender enquanto se diverte. Busque desafios que estimulem a capacidade analítica, aumentando a velocidade do seu raciocínio. Inclua atividades lúdicas, fazendo com que o ato de aprender não seja associado apenas à memorização e sim ao entendimento. 

Faça exercício físico

Caminhada, musculação e até a dança ajudam o corpo a gastar calorias e ainda trabalha o sistema cardiovascular. Isso ajuda a reduzir o risco de doenças, regula hormônios do sono e do bem estar e garante bom desempenho geral na rotina. Um pouco de corrida garante o equilíbrio necessário que o metabolismo precisa para funcionar corretamente. 

Ler com constância

A leitura quando feita de forma constante, ou seja, frequentemente, permite a construção de repertório. Nesse caso, não há nada melhor para a autoestima do que saber interpretar a realidade e dominar um assunto. Esse hábito faz com que você não seja refém da opinião alheia e passe a ter áreas de interesse que aumentam sua autenticidade. 

Dormir bem

A qualidade do sono é um desafio quando se trata de distrações como o celular e a televisão. Interrompa esse ciclo de procrastinação, porque a partir do momento que a mente descansa cedo, no dia seguinte os benefícios podem ser percebidos. Acordar com disposição e resolver mais da metade das suas tarefas no período da manhã revela o quanto a produtividade está aliada à rotina matinal. 

Aprender coisas novas

Acostume-se a estar feliz pelo conhecimento, mas nunca estacione o desejo de aprender mais. Explore novas culturas e proponha novos desafios, tentando ampliar as várias abordagens da inteligência, corporal, de comunicação e demais aptidões. Faça uma pausa e seja sincero consigo mesmo, perguntando-se: o que eu gostaria de descobrir hoje? 

Meditar regularmente

Meditar significa testar o seu foco e organizar os pensamentos para enfrentar os desafios e ter gratidão pelas conquistas. A meditação ajuda a regular os níveis de estresse e propõe um tempo de relaxamento profundo. Essa sensação de leveza deve ser experimentada por todos que enfrentam confusão mental, falta de concentração e dificuldade de tomar decisões. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário