Ficou mais fácil para o brasileiro encontrar um emprego e realizar seu sonho de viver em Portugal. Em vigor há quase dois meses, o visto de trabalho para estrangeiros que fazem parte da CPLP (Comunidades dos Países de Língua Portuguesa) também abrange os moradores do Brasil.
Leia mais: Quer morar em Portugal? Descubra qual o melhor: visto de nômade digital ou de trabalho
A nova modalidade permite que o cidadão resida legalmente no país europeu por até 120 dias enquanto procura um emprego, permissão que pode ser prorrogada por mais 60 dias. Veja mais detalhes a seguir.
Exigências para conseguir o visto
A solicitação pode ser feita por profissionais de qualquer área, embora em alguns casos seja exigido diploma universitário equivalente e inscrição no conselho de classe da profissão. Esse tipo de visto também requer um contrato de trabalho redigido pelo contratante.
O interessado precisa apresentar uma passagem de volta, uma vez que existe a possibilidade de ele não conseguir um trabalho dentro do prazo permitido. Confira os demais requisitos:
- Ter um plano de saúde ou optar pelo PB4, seguro-viagem oferecido por meio de acordo entre Brasil, Portugal, Itália e Cabo Verde ;
- Ter uma reserva financeira suficiente para viver em Portugal durante o período.
O requerente deve fazer o pedido no próprio país de origem ou onde possui residência legal. Caso a tentativa de encontrar um emprego não seja bem sucedida, uma nova tentativa pode ser feita após 12 meses.