scorecardresearch ghost pixel



Seu CPF pode estar irregular: aprenda como resolver pendências com a Receita Federal

Status do documento pode atrapalhar os projetos dos cidadãos ao tentar um empréstimo, por exemplo. Aprenda a resolver a pendência do CPF irregular com a Receita Federal.



Manter um Cadastro de Pessoas Física (CPF) irregular pode se tornar uma grande barreira para o cidadão que se encontra nessa situação. Sabia que muita gente nem sabe que está com pendência no documento?

É por isso que se torna tão importante aprender a consultar e resolver o quanto antes qualquer barreira no status do CPF.

Leia mais: Nova identidade só será emitida para quem corrigir ESTE erro no CPF

O documento é um dos mais importantes entre os que todo cidadão brasileiro porta. A consulta sobre o status tem que ser feita no site da Receita Federal. Quem notar que o CPF está irregular pode ficar impedido, por exemplo, de pedir empréstimos, cartões e ter até passar por outros bloqueios mais graves pela falta de regularização.

CPF irregular: aprenda a resolver a pendência

No site do órgão, o cidadão deve informar o número do documento para a consulta, além da sua data de nascimento. É só clicar em “Consultar” e esperar as informações que serão exibidas pelo sistema. O aplicativo CPF Digital também permite a consulta. As mensagens indicativas serão uma das opções abaixo:

Regular: indica que está tudo OK, ou seja, não há qualquer pendência. É importante apenas conferir todas as informações no sistema para checar se os demais dados estão corretos. Se houver algum dado errado, é possível atualizá-los por meio do site da Receita.

Pendente de regularização: se o sistema exibir essa mensagem durante a consulta, o indivíduo muito possivelmente deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda de envio obrigatório. Se for essa a razão, é preciso enviar a declaração ausente. Basta conferir isso no portal do Governo Federal, o gov.br.

CPF suspenso: é quando o cadastro está incorreto ou incompleto. É preciso regularizar a situação também junto à Receita Federal.

Titular falecido: se o sistema indicar indevidamente essa informação, o cidadão tem que procurar atendimento em uma agência do órgão para resolver o problema.

Cancelado: o CPF foi cancelado por multiplicidade em virtude de decisão administrativa ou judicial.

Qualquer que seja a pendência com o CPF irregular, é preciso entrar em contato com a Receita. Pode ser pela internet ou em alguma unidade presencial. No site, basta clicar em “Assuntos”. Em seguida, em “Meu CPF”. Escolha a opção “Atualizar CPF”. Leia todas as instruções e vá em “Etapas para a Realização deste Serviço”.

Clique em “Regularizar CPF”. Envie as informações e aguarde um retorno da Receita Federal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário