Truques para descobrir se um produto é falsificado e não cair nas ciladas de imitações

Existem muitas réplicas e falsificações circulando no mercado, mas é possível avaliar cuidadosamente para chegar a uma conclusão confiável.



Comprar um produto falso desde que você saiba disso não envolve grandes arrependimentos, mas quando faz parte de um esquema para te enganar, gera prejuízos. Primeiramente, ao adquirir algo pensando na sua qualidade original, o preço que se paga é equivalente à expectativa, dada as descrições técnicas e demais características visíveis, como embalagem e estrutura. 

Veja também: Consumidor poderá escolher distribuidora de energia como escolhe operadora de celular; entenda

Movimentando R$ 2,6 trilhões, confira os principais produtos falsificados para evitar prejuízos 

Tênis Nike

Tênis Nike
Tênis Nike (Imagem: Albo / Shutterstock.com)

O original é mais pesado, apresenta uma área texturizada no acabamento da sola e o logo com o nome ‘’Nike’’ aparece bem centralizado e reto, enquanto o falsificado não replica a marca com perfeição e não coloca texturas, apresentando o solado liso.

Óculos Ray Ban

Óculos Ray Ban
Óculos Ray Ban (Imagem: i am Em / Shutterstock.com)

Os óculos verdadeiros de plástico apresentam uma estrutura inteira, sem descontinuidades e os de metal são bem uniformes. Na lente direita fica gravada a marca d’água e é impossível eliminá-la e o número de série encontra-se na haste. 

Tênis Fila

Tênis Fila
Tênis Fila (Imagem: darksoul72 / Shutterstock.com)

O verdadeiro tênis Fila tem costura simétrica e sem falhas, os furos do bico também seguem uma simetria e as cores da representação do ‘’F’’ não mudam. 

Cachecol Burberry

Cachecol Burberry
Cachecol Burberry (Foto: Ugis Riba / Shutterstock.com)

Um autêntico Burberry tem linhas bem definidas, como se fossem pintadas com giz pastel e as franjas são enroladas e não podem ser desfeitas pelo toque. O tecido é macio e não solta bolinhas e as informações sobre país de origem, nome da marca em letra maiúscula e composição ficam na etiqueta.

Bolsa Gucci

Bolsa Gucci
Bolsa Gucci (Imagem: andersphoto / Shutterstock.com)

É possível identificar uma bolsa Gucci falsificada pela costura com linhas diferentes, material do logo representado por duas letras ‘’G’’ com pontas e formas muito arredondadas. 

Moletom Supreme

Moletom Supreme
Moletom Supreme (Imagem: shezimanezi / Shutterstock.com)

A marca canadense registra o país de origem na gola e deixa o nome da marca visível em etiqueta vermelha. Os cordões dos moletons são apenas planos e não redondos, como ocorre nos modelos falsificados. 

Tênis Adidas Yeezy

Tênis Adidas Yeezy
Tênis Adidas Yeezy (Imagem: Albo / Shutterstock.com)

Um Yeezy original tem ondas laterais, linguetas mais retas e a costura interna é bem acabada, sem nenhuma linha solta. 

Polo Lacoste

Polo Lacoste
Polo Lacoste (Imagem: EQRoy / Shutterstock.com)

A camiseta original da Lacoste tem o logo de jacaré bem definido e verde mais vibrante, com etiqueta sinalizando o tamanho em um número vermelho. Os botões das polos têm apenas dois furos e o material é de madrepérola. 

Bracelete Pandora

Bracelete Pandora
Bracelete Pandora (Imagem: AlesiaKan / Shutterstock.com)

A pulseira prata verdadeira recebe um acabamento fosco único, não dobra e na parte frontal do fecho existe a inscrição da marca ‘’Pandora’’. Também há um trevo no formato de parafuso e as letras S ou E, identificando o material. 

Jeans Levi’s

Jeans Levi’s
Jeans Levi’s (Imagem: Suwit Chanaaiyarat / Shutterstock.com)

O Jeans Levi ‘s original tem a marca na etiqueta, costura laranja e o detalhe de arco no bolso é levemente inclinado e não parece uma letra ‘’M’’ como nas versões falsas. 

Camisetas Nike

Camisetas Nike
Camisetas Nike (Imagem: Arthur_Shevtsov / Shutterstock.com)

Uma camiseta original da Nike tem o símbolo mais alongado, apresenta duas ou mais etiquetas na parte interna e jamais cometeria erros de português.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário