2023 com o nome limpo: Mutirão para negociar dívidas está acabando!

Mutirão da Febraban oferece descontos e condições especiais de pagamentos para consumidores negativados. Saiba como participar e limpar o seu nome.



Está acontecendo o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, criado com o intuito de facilitar a negociação de dívidas atrasadas e oferecer condições especiais para o pagamento das mesmas. Assim, alguns bancos participantes oferecem parcelamentos, enquanto outros dão descontos no valor ou aplicam taxa de juros reduzidas para o refinanciamento.

Leia mais: Feirão Limpa Nome volta com DESCONTOS de até 99% em dívidas.

Dessa forma, o mutirão busca auxiliar o consumidor a organizar suas finanças e começar o novo ano sem dívidas. Será possível negociar débitos de cheque especial, crédito consignado, cartão de crédito e outras modalidades de crédito ofertadas por bancos e instituições financeiras. No entanto, só será permitida a negociação de dívidas que não possuem bens dados como garantia.

Como renegociar as dívidas no Mutirão

O consumidor que tiver interesse em aproveitar a ação para renegociar suas dívidas deve acessar o site do Mutirão. Além disso, será preciso entrar no Registrato para conferir quais são as dívidas em seu nome e CPF pelas instituições financeiras. O Registrato é um sistema desenvolvido pelo Banco Central, que tem o objetivo de resumir a vida financeira do cidadão em um só lugar.

Dessa forma, as dívidas poderão ser negociadas de duas formas: pelo portal ConsumidorGovBr ou diretamente com o banco e a instituição financeira. Em caso de negociação pelo portal, será preciso apresentar uma proposta de negociação. Assim, o banco terá o prazo de 10 dias para analisá-la e apresentar uma solução.

No site do mutirão, o consumidor também irá encontrar conteúdos exclusivos sobre educação financeira. Além disso, ele poderá ter acesso gratuito também à plataforma Meu Bolso em Dia, desenvolvida por especialistas financeiros em parceria com a FEBRABAN.

Por fim, o diretor-executivo da Febraban, Amaury Oliveira, afirma que a plataforma tem o intuito de ajudar o consumidor a organizar suas finanças, melhorar sua saúde financeira e oferecer dicas sobre como identificar e evitar o superendividamento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário